sábado, 4 de junho de 2011

Tutorial Troca Fluído de Freio

Boa tarde pessoal, estou fazendo mais um tutorial de como trocar fluído de freio de moto.

Minha moto é uma Twister, mas a maioria tem o sistema hidráulico similar. Tive que trocar o disco de freio dianteiro pois empenou denovo, ou seja. NÃO USEM CADEADO NO DISCO, é uma segurança a mais, mas usem cadeados com alarme, ou comprem um POSITRON DUAL BLOCK G5 para suprir essa necessidade de segurança pois não compensa estragar um disco que original custa R$ 160,00 e paralelo R$ 80,00. Voltando ao assunto, a troca de fluído é simples e qualquer pessoa pode fazer. Por isso sempre verifiquem o nível de fluído de freio de sua moto. Não só o fluído mas todos os itens necessários como funcionamento do farol, das setas, o nível de óleo do motor, calibragem de pneus, ouvir se tem algum barulho estranho no motor, entre outros. O Fluído deve ser trocado a cada 2 anos.

Ferramentas Necessárias:

Chave Philips
Chave Estrela ou de Boca 8 mm
Tubo de plástico com mais o menos 30 cm de comprimento
Fluído de Freio Recomendado pelo Manual de sua Motocicleta, ou superior, nunca inferior ao indicado, no meu caso é DOT 4
Comprei o fluído TUTELA 500 ml R$ 14,50

Gire todo o guidão da moto para a direita para que o reservatório do fluído de freio fique nivelado.


Retire a tampa do reservatório com a Chave Philips e em seguida retire também a placa de fixação e o diafragma do reservatório, limpe essas peças com um pano, caso possua ar comprimido pode lavar essas partes em seguida secá-las com ar.




Próxima etapa é conectar o tubo de plástico na válvula de sangria. Após feito o encaixe coloque a ponta do tubo em algum recipiente para que possa escoar.





Pegue a Chave Estrela ou de Boca 8 mm e abra meia volta a válvula de sangria e começará a sair o líquido. Agora fiquei bombeando o líquido com a alavanca de freio, mas sempre enxendo o reservatório no mesmo tempo que o fluído velho vai descendo, pois se ficar sem fluído no reservatório e você pressionar a alavanca de freio, pode entrar ar no sistema de freio. Faça isso até que todo óleo velho saia do sistema de freio. Quando saiu todo líquido velho você segura a alavanca de freio um pouco pressionada e feche a válvula de sangria, ae você pode soltar aos poucos a alavanca. Feito isso você adiciona fluído até encher o reservatório, não precisa encher até a borda, você pode ver no visor que tem no reservatório se está bom. Feche o reservatório colocando o diafragma a placa de fixação e a tampa aperte os dois parafusos com a chave philips.Se você não encher totalmente o manete irá ficar mais suave na frenagem. Mais cheio, o manete vai ter menos folga ao ser pressionado.



Pronto!!! Você acabou de trocar o fluído de freio de sua moto, em seguida saia para dar uma volta com a moto e verifique se o freio está funcionando corretamente. Com 500 ml de fluído você pode trocar umas 3 vezes o fluído, ou seja tem para anos.

Fluído Tutela DOT 4




* Um leitor me pediu o seguinte: Para completar o reservatório tem que encher no reservatório lá no guidão ou pelo sangrador. Se você tem o equipamento específico como mostra no manual da moto, é feito pelo sangrador, mas caso faça do modo tradicional é apenas completar até o índice máximo.

21 comentários:

  1. Para completar o reservatório, você enche por cima ou pela válvula de sangria?

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  2. Posso colocar DOT4 da BOSCH ? É o mesmo que uso no carro acho que é a especificação é a mesma .Tem problema?
    obrigado.

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    1. pode usar Dot 4 da Bosch sem problema, o importante é que seja DOT 4 para cima

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  3. Pode colocar sim, os Fluídos de freio DOT 3 DOT 4 DOT 5 são os mesmos que são utilizados em automóveis.

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  4. Tarcísio Silva de Araújo11 de agosto de 2012 10:56

    Olá Felipe, troquei as pastilhas de freio da minha moto. Acabei empurrando muito para dentro dois anéis(não sei o nome técnico) dentro da pinça de freio que são resposáveis por acionar as pastilhas. Acontece que agora estou sem freio nenhum, e mesmo acionando as manetes os aneis não voltam a posição original. Alguma dica? Obrigado.

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  5. Oi tarcísio, pelo que você falou deu a entender que os pistões que se chamam os cilindros que empurram as pastilhas estão engripados, ou tem ar dentro do flexível de freio. para arrumar você tem que sangrar o líquido do freio e verificar se existe bolhas de ar, se não for isso você vai ter que desmontar a pinça e retirar os pistões com muito cuidado e verificar o estado do mesmo, se não existe algum risco na pinça que possa ter ocasionado o engripamento.

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  6. Olá,Felipe corso,ja tive uma twister agora estou com uma falcon,na twister certa vez fui trocar o fluido em uma mecanica aki perto de cada,eles colocarão Dot3,como não tinha pesquisado nada sobre o assunto coloquei esse msm,depois de um tempo fikava fazendo um tec tec quando precisava do freio,ela ja vendi,agora eu msm vou trocar da falcon e seguir oq esta no manual,valeu pela explicação,flw abraço

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    1. Olá Arthur, realmente o correto para motos é Fluído Dot 4, siga essa tutorial que não tem erro em sangrar o freio da tua moto. Parabéns pela aquisição a Falcon é um motão, apesar de eu nunca ter andando, tenho muita curiosidade e só ouço coisas boas dela. Aproveite. Abraço e qualquer dúvida só entrar em contato.

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  7. bom dia qual o nome da tampinha que mostra o nível do fluido do óleo? traseiro e se vende separado?

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    1. Tampa que mostra o nível é no reservatório, é transparente e tem na parte externa a marca mínimo. Não entendi, traseiro e se vende separado...

      Falous

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  8. A tampinha redonda e transparente o recipiente do óleo de freio quebrou e preciso comprar ou conserta, moto FYM 250 cc, ano 2009.

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  9. Recomendo comprar um novo recipiente na agência mais próxima. Não vale o conserto.

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  10. Não consigo encontrar o fluído indicado no manual?Qual outro fluído posso utilizar?

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  11. Cara, na moto tu pode utilizar apenas fluído dot 4 ou superior, como Dot 5. em qualquer posto de combustível ou loja de moto peças tu encontra esse fluído.

    Segue algumas marcas conhecidas:

    http://www.motulrn.com.br/wp-content/uploads/2010/10/dot_4_brake_fluid.jpg

    http://www.dhshopping.com.br/imagens/dhshopping.com.br/produtos/VARGA/D.H._TRW_Varga_-_FluAdo_De_Freios_Dot_4_1.jpg

    http://www.nbautoparts.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/300x300/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/5/1/5100.jpg

    http://www.colubrificantes.com.br/uploads/produto/153.jpg

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  12. Oi tudo bem? sabe de quanto em quanto tempo se troca?
    Obrigada !!

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    1. Olá Boa noite,
      Você efetua a troca uma vez por ano se trafegar bastante com a moto, mas caso ande pouco pode trocar a cada dois anos sem problema algum.

      Verificar se existem bolhas de ar no sistema, caso tu freie e a moto não tem aquela frenagem constante e fica oscilando, quer dizer que tem bolhas de ar no sistema ae você tem que fazer a troca. caso não, pode rodar tranquilo. o freio da twister é um dos melhores dessa categoria.

      USE SEMPRE DOT-4 OU DOT-5

      Obrigado pela visita

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  13. ola amigo,coloquei o dot 3 na tiwster 2005,mais ela não pegou freios,e agora amigo o que devo fazer,comprar o dot 4,ou a moto funciona com dot 3,sera que fiz alguma coisa de errado

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    1. Na verdade ela vai funcionar com Dot 3, porém em um momento onde você estiver utilizando bastante os freios a moto pode não responder ao freio pois o fluído não é recomendado para motos e perder a eficiência em situações de emergência.

      Quanto à não pegar freio, gostaria que tu drenasse o líquido novamente e verifique a existência de bolhas de ar no sistema, pode ser isso que esteja ocasionando essa perda de eficiência nos freio.
      Me explique melhor ELA NAO PEGOU FREIO.

      Abraço

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  14. Posso colocar o DOT 3 da trw que vai ficar bom ? Ou tem algum melhor ?

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    1. Cara, poder tu pode colocar, mas o recomendado é utilizar o DOT 4, pois como é um sistema onde existe muita energia térmica entrando em ação quando tu aciona os freios pode ser que o freio falhe.

      Eu recomendo colocar o DOT 4 que é o que o fabricante recomenda.

      Muito obrigado pela visita.

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