segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tutorial Troca Kit Relação com Retentor Sem Emenda Honda CBX Twister 250

Boa tarde pessoal, como fiz a divulgação recentemente no blog que iria fazer uma postagem sobre como efetuar a manutenção e troca do kit relação da Honda CBX Twister 250.

Comprei todas as peças pela internet e chegaram em ótimo estado. Comprei Pinhão/Coroa VAZ no site www.comprevaz.com.br pelo valor de R$ 60,00, o pinhão com redutor de ruídos, o normal estava R$ 40,00, e a coroa pelo valor de R$ 40,00. Lá tem vários modelos para suas motocas. A corrente comprei DID 520VD 106L original da Twister com retentor e sem emenda no site www.eritonmotos.com.br. Ambos os sites confiáveis e produtos de qualidade. Comprei corrente sem emenda pois não tinha ferramental para colocar a emenda, então achei mais seguro para mim.

Ferramentas Necessárias:

Chave Estrela ou Combinada 08mm, 10mm, 12mm, 14mm, 17mm, 22mm, 24mm            

Chave Biela: 10mm e 12mm                                                                                                                                               

Graxa

Querosene ou Thiner e Pincel

Para começar você vai ter que apoiar a parte traseira da moto de alguma maneira. Eu com recurso limitado usei um cepo no qual apoiei no cárter do motor, mas também tive que arrumar um jeito de que o freio dianteiro ficasse acionado, para isso peguei um cinta de amarrar, aquelas de plástico e fixei ela no manete do freio ao acelerador, assim não tive sustos na hora do serviço de a moto cair sem a roda e a balança.




Para começar o serviço, remova a roda traseira, o patim de freio, e as porcas de ajuste da corrente. Esse serviço é bem fácil. Vocês irão precisar das seguintes ferramentas para fazer esse serviço: Chave Estrela 24mm, 17mm, 14mm e 12mm. 

Agora que você já retirou a roda podemos começar a desmontar as peças para retirar a balança da moto. Retire o bacalhau (apoio de pés) de ambos os lados da moto e também o escapamento todo, pegue a chave estrela 22mm e 17mm e desaperte o eixo da balança mas não retire ainda, pegue agora a chave estrela 14mm e 17mm e desaperte o eixo da suspensão que é ligado à balança. Agora pode retirar o eixo da suspensão e em seguida o da balança, em seguida puxe com cuidado e você acabou de retirar a balança de sua moto, nada difícil não é?






 Vamos agora retirar a tampa onde fica alojado o pinhão da transmissão secundária da moto. Pegue a chave estrela 08mm e retire os dois parafusos da tampa, junto com a tampa tem uma outra proteção de aço que fica na parte interna, muito fácil de retirar e instalar também. Com a chave biela 10mm desaperte os parafusos do pinhão e do suporte que juntos fixam o pinhão no eixo secundário do câmbio. Limpe bem o local no motor e monte o pinhão e o suporte, aperte razoavelmente, pois não precisa de um aperto excessivo, pois pode danificar a rosca do pinhão ou do parafuso. Junto com a troca de pinhão pode retirar a corrente e já colocar a nova. De fábrica ela já vem com um tipo de vaselina, mas se quiser lubrificar mais fique a vontade com óleo SAE 90 encontrado em qualquer posto.




Agora você já pode remontar a balança, pois o pinhão e a corrente já foram trocados, apenas ATENÇÃOOOOOOO!!! Que na hora de colocar a balança, antes você terá que passar a corrente pelo lado de dentro da balança, pois senão você terá que desmontar a balança novamente. Agora pode colocar o eixo da balança e apertar bem, e colocar o eixo da suspensão na balança.

Terminado essa parte chegou a hora de trocar a coroa da roda traseira. Pegue a chave estrela 17mm e desaperte os cinco parafusos, retire com cuidado a coroa e coloque a nova, caso ela não entre apenas encaixando, passe um pouco de graxa na borda interna da coroa  e vá apertando os parafusos alternadamente. Pode apertar bastante as porcas, pois na hora da desmontagem elas estavam bastante apertadas.



Agora que está tudo pronto, é só montar tudo de volta e fazer a regulagem da correia que fique com folga dentro do especificado pela montadora que é de 15mm à 25mm.

Segue abaixo fotos da moto desmontada e da coroa e pinhão antigos:


Qualquer dúvida em relação a esse tutorial favor entrar em contato comigo por comentário ou por email: felipecorso@hotmail.com.

4 comentários:

  1. Boa noite amigo, eu troco a relação da minha twister, e nao desmonto td ela assim como vc postou, mas essa relação e diferente, so pq tem um sistema de borracha no kit, ou pq vc ta lubrificando toda as peças, ficou bom seu tutorial, valeu.....
    Meu email....J.galhardo@ig.com.br ,mande pra mim como trocar o retentor da embreagem, pq a minha esta vazando óleo, to cansado de gastar dinheiro com mecânico, eu msm quero trocar. Abraço.

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  2. Na verdade não precisa desmontar a balança para trocar, mas a minha corrente eu peguei original e não tem emenda, por isso de desmontar tudo. A relação original da Did é a mais aconselhável, pois tem o'ring entre seus elos, assim mantendo melhor lubrificação e durabilidade.

    Muito obrigado pela visita...

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  3. Ótimo tutorial, também estou cansado de pagar mecânico que faz tudo cagado.

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