sexta-feira, 15 de março de 2013

Tutorial Troca Fluído Direção Hidráulica Classe A

Boa tarde pessoal, hoje vou postar mais uma tutorial útil para vocês, de um serviço que pode ser feito em casa que é a troca de óleo da direção hidráulica. Esse tutorial vai servir para a maioria dos carros pois o sistema é igual ou parecido.

Porque trocar o óleo da direção hidráulica?

O sistema de direção hidráulica funciona da seguinte maneira: existe uma bomba que é gerida pela força do motor ligada normalmente com correias POLY V.



 Existem mangueiras que vão dá bomba hidráulica até o setor de direção transportantando o óleo com pressão originado da bomba, ao comando do motorista quando o volante fizer a rotação para ambos os lados um pistão irá se mover com a pressão do óleo assim o motorista tendo um maior conforto em suas manobras.




 Como esse óleo trabalha sempre sob pressão ele vai perdendo suas propriedades e uma hora tem que se efetuar a troca. O recomendando é até dois anos de uso normal ou 20 mil km.

Defeitos ocasionados sem manuntenção:

* Direção mais pesada
* Falta de lubrificação
* Desgaste excessivo das peças internas do setor

Direção Hidráulica foi um engenho muito perfeito para os nossos automóveis, porém temos que fazer a manutenção preventiva, pois para efetuar um reparo ou mesmo troca do setor de direção você terá que desembolsar um valor considerável.

Vamos ao tutorial!!! Em primeiro lugar vou mostrar as ferramentas necessárias:
Óleo ATF LUBRAX

Chave Sextavada 10mm ou Chave L 10mm
Balde
Óleo ATF TIPO A LUBRAX Certificado para MB R$ 17,00
Funil

01º Passo: Retire a tampa do reservatório da direção hidráulica que fica atrás do ventilador do radiador, em seguida pegue a Chave Sextavada ou L e desaperte a abraçadeira da mangueira que fica na parte inferior no reservatório e remova a mangueira, prepare um balde já para por embaixo do carro pois irá sair todo óleo sujo do reservatório.

02° Passo: na primeira etapa você retirou todo óleo sujo que estava no reservatório, porém agora teremos que retirar todo o óleo sujo do sistema de direção. Nessa etapa você vai precisar que alguém lhe ajude. Tampe com o dedo ou com algum tipo de tampa para vedação, a saída onde você retirou a mangueira e segure a mangueira que você retirou apontada para o balde para cair todo óleo sujo lá dentro. Coloque o óleo novo que será de coloração vermelha no reservatório, com ajuda de um funíl, pois o reservatório fica bem embaixo. Ligue o carro e faça movimentos com o volante para a esquerda e direita, sempre completando com óleo novo no reservatório até que você veja que todo óleo sujo já saiu e o novo começou a escoar também. NESSE MOMENTO DESLIGUE O CARRO.

Reservatório Óleo Direção Hidráulica Classe A

03 Passo: reconecte a mangueira inferior do reservatório, ligue o carro e faça movimentos novamente com o voltante para ambos os lados e verifique o nível de óleo no reservatório, se estiver tudo certinho é apenas limpar a lambuseira e verificar se não existe nenhum vazamento.


Pessoal, esse procedimento parece que é complicado ao se ouvir falar, mas nada mais é do que retirar uma mangueira no reservatório do óleo e drenar todo óleo para fora do sistema. Eu não consegui postar hoje fotos do reservatório, mas logo estarão por aqui. Espero que vocês tenham entendido e que postei de um jeito com fácil compressão. Obrigado por visitarem o meu blog.


3 comentários:

  1. o óleo homologado pela Mercedes é o Pentosin Chf 11s

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    1. Isso mesmo Marcos, mas caso você não tenha grana para investir naquele óleo ou não tem uma agência perto de sua casa. Pode utilizar esse óleo, recomendo e uso sem problemas algum. Ele também é homologado para utilizar em Mercedes Benz.

      Obrigado pela visita

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  2. Muito útil , segui passo a passo e deu certo.Meu carro é um gol g5. Obrigado.

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