Ferramentas necessárias:
Chave Estrela 8 mm
Chave Estrela 12 mm
Filtro de Óleo ( dessa vez resolvi utilizar o Filtro HAMP *R$ 18,40), mas tem o VALFLEX por R$ 5,00 de ótima qualidade também.
Funil
Balde (para armazenar o óleo usado)
Óleo Genuíno Honda SAE 10W30 ( *R$ 16,00 L)
Acima segue as ferramentas necessárias para a troca de óleo.
Para iniciar, pegue a Chave Estrela 12 mm e desaperte o parafuso (bujão) do cárter (parte inferior do motor onde é armazenado todo o óleo), quando chegar no final da rosca, segure o parafuso contra o motor e continue retirando, isso para garantir que o parafuso e a arruela não escape e caia junto com o óleo usado. O adequado é usar uma arruela de alumínio para uma vedação mais eficiente. Obs: A drenagem do óleo deve ser feita com o motor quente pois o óleo irá escoar mais rápido.
Drene bem o óleo com a moto centralizada, em seguida apoie a moto com o cavalete lateral pois irá escorrer mais óleo. Deixe o tempo suficiente até para de pingar e assim continuar o processo.
O próximo passo é retirar os parafusos do compartimento do filtro de óleo com Chave Estrela 8 mm, quando estiver acabando a rosca do parafuso, segure a tampa para que ela não seja arremessada para fora. Caso a tampa não saia após retirar os parafusos (é porque tem a borracha de vedação que não deixou sair a tampa) pegue uma chave de fenda e force um pouco a tampa para sair, mas com cuidado e com calma para não danificar a tampa e nem a pintura da mesma. Ao retirar a tampa pode conter óleo ainda no filtro de óleo e no compartimento, então com algum pano ou algum balde segure embaixo do compartimento aberto para que não suje o motor.
Este é o filtro de óleo usado, e a troca ocorre a cada duas trocas de óleo, mas o recomendado é sempre trocar o filtro. Uma vez que sempre trocado o motor terá sua vida útil com certeza aumentado. (Veja o post CURIOSIDADES DE ÓLEO LUBRIFICANTE E FILTRO DE ÓLEO)
Limpe com um guardanapo ou pano que não solte pelos, o excesso de óleo que ficou no compartimento do filtro de óleo.
Tirei essa foto antes de ter limpado completamente o óleo que ficou. Limpe para que não tenha nenhum rastro de óleo usado alí dentro. Não é necessário retirar a mola, apenas se quiser fazer uma limpeza nela. A mola serve para fazer pressão no filtro de óleo contra a tampa do compartimento assim sempre se mantendo fixo.
Antes de colocar o novo filtro de óleo na moto, coloque um pouco do novo óleo dentro do filtro. Não precisa ser muito, apenas para molhar um pouco ele.
O filtro irá ficar desse jeito, eu até coloquei demais pois me escapou o óleo, podem colocar menos.
Agora está tudo pronto!!! Insira o filtro de óleo no compartimento, lembrando que a parte aberta onde tem essa borracha preta de vedação fica sempre para o lado de fora. Referente a mola, não se preocupem, pois quando vocês colocarem a tampa para fechar o compartimento, o filtro irá se alocar corretamente junto com a mola e o filtro estará em sua pressão normal.
Molhe o dedo com o novo óleo e passe em torno da borracha de vedação da tampa do compartimento do filtro de óleo. Essa borracha vem junto com o filtro de óleo. Se a original estiver boa, não troque, guarde a que vem com o filtro para futura troca.
Agora é a hora de inserir a tampa do compartimento. MUITA ATENÇÃO!!! monte a tampa como mostra a imagem, com este furo que está aparecendo sempre para este lado, pois se inverter e o furo e ficar para o outro lado, vai ser trancada a passagem de óleo que vai para o radiador e o óleo não irá para o motor e as partes superiores, ocasionando sérios danos ao motor podendo fundir o mesmo.
O próximo passo é retirar os parafusos do compartimento do filtro de óleo com Chave Estrela 8 mm, quando estiver acabando a rosca do parafuso, segure a tampa para que ela não seja arremessada para fora. Caso a tampa não saia após retirar os parafusos (é porque tem a borracha de vedação que não deixou sair a tampa) pegue uma chave de fenda e force um pouco a tampa para sair, mas com cuidado e com calma para não danificar a tampa e nem a pintura da mesma. Ao retirar a tampa pode conter óleo ainda no filtro de óleo e no compartimento, então com algum pano ou algum balde segure embaixo do compartimento aberto para que não suje o motor.
Este é o filtro de óleo usado, e a troca ocorre a cada duas trocas de óleo, mas o recomendado é sempre trocar o filtro. Uma vez que sempre trocado o motor terá sua vida útil com certeza aumentado. (Veja o post CURIOSIDADES DE ÓLEO LUBRIFICANTE E FILTRO DE ÓLEO)
Limpe com um guardanapo ou pano que não solte pelos, o excesso de óleo que ficou no compartimento do filtro de óleo.
Tirei essa foto antes de ter limpado completamente o óleo que ficou. Limpe para que não tenha nenhum rastro de óleo usado alí dentro. Não é necessário retirar a mola, apenas se quiser fazer uma limpeza nela. A mola serve para fazer pressão no filtro de óleo contra a tampa do compartimento assim sempre se mantendo fixo.
Antes de colocar o novo filtro de óleo na moto, coloque um pouco do novo óleo dentro do filtro. Não precisa ser muito, apenas para molhar um pouco ele.
O filtro irá ficar desse jeito, eu até coloquei demais pois me escapou o óleo, podem colocar menos.
Agora está tudo pronto!!! Insira o filtro de óleo no compartimento, lembrando que a parte aberta onde tem essa borracha preta de vedação fica sempre para o lado de fora. Referente a mola, não se preocupem, pois quando vocês colocarem a tampa para fechar o compartimento, o filtro irá se alocar corretamente junto com a mola e o filtro estará em sua pressão normal.
Molhe o dedo com o novo óleo e passe em torno da borracha de vedação da tampa do compartimento do filtro de óleo. Essa borracha vem junto com o filtro de óleo. Se a original estiver boa, não troque, guarde a que vem com o filtro para futura troca.
Agora é a hora de inserir a tampa do compartimento. MUITA ATENÇÃO!!! monte a tampa como mostra a imagem, com este furo que está aparecendo sempre para este lado, pois se inverter e o furo e ficar para o outro lado, vai ser trancada a passagem de óleo que vai para o radiador e o óleo não irá para o motor e as partes superiores, ocasionando sérios danos ao motor podendo fundir o mesmo.
Segure a tampa e aperte os parafusos uniformemente, ou seja, apertou duas voltas de um lado, vá para o outro parafuso e aperte também duas voltas, para que a tampa seja encaixada com o mesmo aperto nos dois parafusos assim não correndo o risco de danificar a rosca do bloco do motor. Não aperte excessivamente os parafusos pois pode espanar a rosca facilmente, lembre que é alumínio, e nele temos que ter mais atenção, se tiver um torquímetro melhor ainda.
Com todo óleo já drenado do motor e feita a troca do filtro de óleo, insira o parafuso no cárter. Não aperte o parafuso excessivamente, apenas até você ver que ele não irá se desprender ou com torquímetro (Torque: 30 N.m). Pois se apertar muito, na hora de retirar ou irá espanar a cabeça do parafuso (como já aconteceu comigo) e pra tirar não foi fácil, ou espanar a rosca da carcaça do motor. MUITA ATENÇÃO!!!
Retirem o medidor de nível de óleo e limpem ele, em seguida insiram o funil para colocar o novo "sangue" da moto.
Após armazenar o novo óleo no motor da moto fechem o compartimento com o medidor de nível de óleo.
Liguem a moto para que o óleo circule pelas passagens de óleo por +- 2 ou 3 minutos e em seguida desligue a moto e deixe mais 2 a 3 minutos parada e verifique o nível de óleo do motor. Para efetuar uma medição com precisão, deixe a moto em posição centralizada e não rosqueie a vareta, apenas insira ela no compartimento.
O nível correto não é no máximo e sim entre o ponto mínimo e o máximo. Não se deixem iludir por isso de que quanto mais óleo melhor, pode ocorrer vários problemas com o motor se o motor tiver óleo em excesso como: aumentar a pressão do óleo e começar a vazar pelo cabeçote ou tampa de válvulas, além de poder encharcar as válvulas. E se o óleo estiver menos do que necessário, terá deficiência em lubrificação podendo trazer sérios danos ao motor podendo fundir o mesmo. Por isso verifique periodicamente o nível de óleo.
Impressões do novo óleo:
Rodei 80 km com o novo ÓLEO HONDA e minha primeiras impressões foram as seguintes:
*Ao ligar o motor fica leve, muito melhor.
*Em rotações mais altas o motor não vibra mais como uma vez quando utilizava o óleo MOBIL, tu sente a potência e a força do motor e não as vibrações que ele emite. Isso foi o que mais me agradou neste óleo.
*A embreagem pelo meu visto melhorou uns 30% em comparação com o óleo utilizado anteriormente.
*O motor está mais leve.
Agora depois de várias trocas de óleo posso informar que o óleo é bom, o consumo de combustível realmente baixa chegando a fazer quase 30 Km/l, mas o único problema deste óleo é que ele faz a moto ficar mais barulhento em rotações altas, isso porque seu índice de viscosidade é menor e fazendo com que o óleo circule mais rápido por dentro do motor não preenchendo algumas folgas assim ocasionando esse barulho. Se for usar ele desde que sai da fábrica é uma coisa, agora colocar em um motor que sempre recebeu óleo 20w50, ele não vai se adaptar exatamente como o fabricante especificou. Recomendo que utilizem a especificação original 20w50.
- Sigam esta tutorial exatamente como postei que não vai ter erro, a troca é simples, mas requer atenção. Apertem os parafusos corretamente, cuidado com as vedações. Toda semana verifique o nível de óleo do motor. Verifique também se existem vazamentos onde você apertou pois caso tenha feito algo errado pode vazar óleo. APENAS SIGAM ESTA TUTORIAL que vocês estarão fazendo uma troca de óleo em casa, sem depender de mecânico. Eu resolvi fazer isso em casa pois sempre que ia trocar o óleo tinha que deixar o dia inteiro a moto na oficina. Além de eu mexer na minha moto eu aprendo também. Lembrando, troco o óleo a cada 1.500 à 2.000 Km pois tenho um regime de tocada de estar sempre em rotações altas 6.000 até 7.500 rpm ,por isso troco antes do tempo e você sente quando está na hora de trocar também. Seguir o manual em trocar com 3.000 Km é realmente para quem anda só no fim de semana.
Boa Troca de Óleo em suas motos e viva ao mundo das DUAS RODAS. Só quem tem uma sabe o quanto é a emoção em pilotar.
Sempre ande com cuidado, não cuide apenas de ti mas principalmente dos outros. Em dias de chuva reduza sua velocidade pela metade, pois para levar um tombo é muito rápido, qualquer cascalho ou barro na pista vai te fazer ir pro chão. ATENÇÃO!!!
Com todo óleo já drenado do motor e feita a troca do filtro de óleo, insira o parafuso no cárter. Não aperte o parafuso excessivamente, apenas até você ver que ele não irá se desprender ou com torquímetro (Torque: 30 N.m). Pois se apertar muito, na hora de retirar ou irá espanar a cabeça do parafuso (como já aconteceu comigo) e pra tirar não foi fácil, ou espanar a rosca da carcaça do motor. MUITA ATENÇÃO!!!
Retirem o medidor de nível de óleo e limpem ele, em seguida insiram o funil para colocar o novo "sangue" da moto.
Na HONDA CBX TWISTER 250 a quantidade de óleo é 1,5 L com troca ou sem troca de filtro de óleo.
Após armazenar o novo óleo no motor da moto fechem o compartimento com o medidor de nível de óleo.
Liguem a moto para que o óleo circule pelas passagens de óleo por +- 2 ou 3 minutos e em seguida desligue a moto e deixe mais 2 a 3 minutos parada e verifique o nível de óleo do motor. Para efetuar uma medição com precisão, deixe a moto em posição centralizada e não rosqueie a vareta, apenas insira ela no compartimento.
O nível correto não é no máximo e sim entre o ponto mínimo e o máximo. Não se deixem iludir por isso de que quanto mais óleo melhor, pode ocorrer vários problemas com o motor se o motor tiver óleo em excesso como: aumentar a pressão do óleo e começar a vazar pelo cabeçote ou tampa de válvulas, além de poder encharcar as válvulas. E se o óleo estiver menos do que necessário, terá deficiência em lubrificação podendo trazer sérios danos ao motor podendo fundir o mesmo. Por isso verifique periodicamente o nível de óleo.
Impressões do novo óleo:
Rodei 80 km com o novo ÓLEO HONDA e minha primeiras impressões foram as seguintes:
*Ao ligar o motor fica leve, muito melhor.
*Em rotações mais altas o motor não vibra mais como uma vez quando utilizava o óleo MOBIL, tu sente a potência e a força do motor e não as vibrações que ele emite. Isso foi o que mais me agradou neste óleo.
*A embreagem pelo meu visto melhorou uns 30% em comparação com o óleo utilizado anteriormente.
*O motor está mais leve.
Agora depois de várias trocas de óleo posso informar que o óleo é bom, o consumo de combustível realmente baixa chegando a fazer quase 30 Km/l, mas o único problema deste óleo é que ele faz a moto ficar mais barulhento em rotações altas, isso porque seu índice de viscosidade é menor e fazendo com que o óleo circule mais rápido por dentro do motor não preenchendo algumas folgas assim ocasionando esse barulho. Se for usar ele desde que sai da fábrica é uma coisa, agora colocar em um motor que sempre recebeu óleo 20w50, ele não vai se adaptar exatamente como o fabricante especificou. Recomendo que utilizem a especificação original 20w50.
- Sigam esta tutorial exatamente como postei que não vai ter erro, a troca é simples, mas requer atenção. Apertem os parafusos corretamente, cuidado com as vedações. Toda semana verifique o nível de óleo do motor. Verifique também se existem vazamentos onde você apertou pois caso tenha feito algo errado pode vazar óleo. APENAS SIGAM ESTA TUTORIAL que vocês estarão fazendo uma troca de óleo em casa, sem depender de mecânico. Eu resolvi fazer isso em casa pois sempre que ia trocar o óleo tinha que deixar o dia inteiro a moto na oficina. Além de eu mexer na minha moto eu aprendo também. Lembrando, troco o óleo a cada 1.500 à 2.000 Km pois tenho um regime de tocada de estar sempre em rotações altas 6.000 até 7.500 rpm ,por isso troco antes do tempo e você sente quando está na hora de trocar também. Seguir o manual em trocar com 3.000 Km é realmente para quem anda só no fim de semana.
Boa Troca de Óleo em suas motos e viva ao mundo das DUAS RODAS. Só quem tem uma sabe o quanto é a emoção em pilotar.
Sempre ande com cuidado, não cuide apenas de ti mas principalmente dos outros. Em dias de chuva reduza sua velocidade pela metade, pois para levar um tombo é muito rápido, qualquer cascalho ou barro na pista vai te fazer ir pro chão. ATENÇÃO!!!
Ótimo tutorial, quebrou meu galho pois vou trocar pela primeira vez o óleo da minha twister sozinho... Vlw
ResponderExcluirMuito obrigado, agradeço pela visita, é emocionante trocar o óleo de sua moto.
ExcluirGrande Felipe, essas informaçoes me ajudaram muito...abraços.
ResponderExcluirQuando precisar só digitar aqui no blog
ExcluirVlew pelo post cara... ajudou muito ... e parabens Stefaní pelas fotos...
ResponderExcluirabraços cara
mais uma vez parabens !
Muito obrigado Andros pela visita e pelo comentário.
Excluirtutorial bem feito véio, ajudou muito, valeu, abraço!!
ResponderExcluirManooo, segui seu turorial e ficou otimo!! explicação 10! dei uma voltinha pequena nela apos a troca, mas percebi q as marchas entram mais facil, amanha cedo vou medir novamente o nivel para completar pois ja tava tarde e nao deu tempo, muito obrigado! poste outros tutoriais a respeito da tutu"" hehe abrax!
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita
ExcluirVlw irmão, foi de grandíssima ajuda....
ExcluirExcelente iniciativa, estou com uma twister há um mês e precisava muito de um tutorial como este, vlw xD!
ResponderExcluirParabénizar pelo tutorial e pelas fotos, e perguntas a quantos KM você troca o oléo da twister ?
ResponderExcluiré perca de dinheiro, vc fazer a troca a cada 1.500km, no manual é bastante lúcido(até porque, diante dos fatos não há argumentos). A troca deverá ser feita de 3.000 a 3.000km, seguido as regras no manual, agora, eu particulamente troco no maximo 2.500km, olhado rigorosamente o nivel do oleo (completar se for necessario). \Obs: não esquecendo da boa qualidade do filtro do oleo. Miro
ResponderExcluirblz truta
ResponderExcluirvaleu pela dica obrigado
ResponderExcluir"Parabéns pelo tutorial e pelas fotos...
ResponderExcluirParabéns pela ótima dica, um abraço e obrigado.
ResponderExcluirMuito obrigado
Excluirmuito legal tuas dicas, é exatamente o q eu precisava saber. valeu.
ResponderExcluirMuito obrigado leitor
Excluireu uso o oleo 20w50 Mobil tem algum poblema?
ResponderExcluirBoa tarde leitor, na verdade não existe problema algum afinal esse óleo vem acompanhando a marca Honda há muito tempo, o que mudou foram novas marcas inseridas no mercado com uma qualidade superior ao Mobil Sf 20w50. Hoje o Mobil 20w50 está com classificação API SG. Eu estou utilizando um óleo da Mobil que é o 15w50 MX com classificação API SL, e semi-sintético. Por R$ 5,00 a mais prefira um óleo mais superior como YAMALUBE 20w50, LUBRAX 20w50, Mobil MX 15w50, MOTUL 20w50 ou Motul 15w50. E ainda, prefira os semi-sintéticos.
ExcluirBoa estrada para você
Excelente turorial. Bem esplicadinho, boas fotos, gostei muito. Parabéns pela iniciativa e pela competência de faze-la bem feito. Obrigado.
ResponderExcluirmuito obrigado pela visita.
Excluirvaleu mesmo bem explicado melhor estraga abraço irmão
ResponderExcluirbrigadao cara
ExcluirGostei da explicaçao mas eu gosto de uzar o motul e realizar a troca a cada 2000km assim acredito que a vida util do motor sera bem maior obrigado
ResponderExcluirMotul é um ótimo óleo, melhor ainda se for 15w50 Semi, é um dos tops para motos. Quanto a troca vai da questão de como você usa sua moto.
ExcluirGostei muito do teu tutorial me tirou muitas dúvidas comprei minha 1º twister e não sabia onde era o filtro do óleo nem a quantidade de óleo usar e a dúvida maior era em relação ao SAE usar 10W30 ou 20w50
ResponderExcluircomo vc comentou ae sobre o barulho do motor e vou ficar com o 20w50
gostei muito da twister mais detesto aquele barulhinho de motor que ela faz vlw - parabéns.
Se sua moto já tem uma quilometragem legal é normal ela ter um barulho a mais, pois você também não sabe como o antigo dono cuidava dela né. Eu atualmente aconselho a utilizar o óleo Mobil SM 15w50 semi-sintético, um ótimo substituto para Yamalube 20w50, mas Yamalube continua sendo um óleo excelente.
ExcluirCurta muito, a Twister é uma moto muito bacana. Experimente viajar com ela, tu vai se surpreender.
Cara! obrigado por disponibilizar essa dica, consegui fazer certinho acompanhando seu tutorial, pois está explicado em detalhes e as fotos completam o trabalho. Parabéns!!
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita Venilson.
ExcluirAi filipe gostei tutorial EU nem sabia aonde era o filtro De oleo
ResponderExcluirTroquei o óleo da moto hoje e eu nunca tinha trocado o filtro, e na troca eu vi filtro praticamente torrado kkk pior que o filtro e tão baratinho oh.
ResponderExcluirCara queria tirar uma dúvida, mas sobre a fan 125 ... Qual o óleo que devo colocar ? Agradeço muito se sanar minha dúvida.. obg.
ResponderExcluirSe a moto for nova pode usar o 10w30 da Honda, senão use 20w50
ExcluirReginaldo, coloca óleo Yamalube 20w50 API SL, ou HAVOLINE Premium 20w50 SL que é o mesmo óleo porém o havoline é mais barato.
ResponderExcluirAgora se tu quer um óleo de melhor qualidade antidesgastante compra um MOTUL 3000 20w50 API SG. Mas com ótimo custoxbenefício fica com o Yamalube, tu não vai se arrepender, teu motor vai ficar redondinho e óleo demora muito mais para perder suas propriedades. MOBIL 20w50 nunca mais(caso queira usar mobil, opte por 15w50 que lançaram faz pouco tempo).
ABRAÇO
Parabéns pelo tutorial foi de grande ajuda.
ResponderExcluirEu que agradeço pela visita, sem vocês leitores o blog não seria nada mesmo.
ExcluirObrigado
Cara ótimo tutorial,agora só uma pergunta,a twister 2003 é boa,e qual a diferença dela de uma com o ano mais nova?Se poder responder valeu.
ResponderExcluirCara a twister ano 2003 é boa tanto quanto uma 2008, só o que importa é o estado de conservação dos proprietários anteriores. Verifica o motor quanto a barulhos, troque o óleo antes de comprá-la para verificar o funcionamento, se ela está com a lenta legal sem barulho estranhos. Não esqueça de verificar o quadro se está aparentemente reto pois isso implica em uma moto batida. Ela terá as mesmas propriedades de uma 2008, com algumas mudanças no visual é claro, como painel e cores e acabamentos da rabeta e parte fontral e farol também. Se for o caso de você comprar, leve em um mecânico de confiança para não comprar gato por lebre. Se der negócio, você terá uma ÓTIMA MOTO EM MÃOS. tive muitas felicidades com ela em quase 4 anos.
ExcluirQualquer dúvida só pedir.
tem uma argolinha de borracha, nao encontrei o local certo de colocar ela ?
ResponderExcluirse puder ajudar agradeço!
O anel o'ring de borracha menor que vem junto com o filtro não é utilizado na twister e sim nas XLX 350, não twister é usado apenas o anel grande. pode descartar.
ExcluirObrigado por me informar tão bem, comprei uma cbx250 2008 usada e vou dar uma geral nela agora seguindo suas dicas. Grande abraço
ResponderExcluirClaro, quando precisar de alguma dica fique a vontade para perguntar. Fiz minha segunda limpeza de carburador hoje, porém não fiz tutorial porque dá uma mão de obra iduashdiuashdaisda.
ExcluirMaas qualquer coisa é só dar um grito.
Twister é uma moto foda cara.
muito bom cara eu ia na oficina troca o oleio mas resolvei eu mesmo trocar e deu certo abraço.
ResponderExcluirMuito bem calyton, nada melhor do que você mesmo ter essa vontade de se ligar à sua moto e aprender como funciona cada componente. Óleo é uma coisa muito de cada dono de moto. Em casa você coloca o óleo que você quer, e sabe que é aquele mesmo. garante sempre o serviço.
ExcluirQualquer cosia que precisar só dar um grito.
minha twister ta esquentando muito e faz um barulho esquizito no motor.
ResponderExcluirCara para esses sintomas eu lhe digo o seguinte, tem pouca pressão de óleo, ou alguma parte do motor está trancando a passagem de óleo para outras partes do motor assim esquentando o motor e fazendo barulho por falta de lubrificação, ou pode ser também uma mistura pobre no carburador ocasionando o superaquecimento, mas não tanto e nem com barulho. cuide desse motor, pode ter algum problema.
Excluirvaleu felipe muito bom me ajudou muito fsbonato1@hotmail.com
ResponderExcluirFsbonato, muito obrigado pela visita, quando precisar é só prender o grito, no que puder ajudar estarei por ae.
ResponderExcluirValeus
Pq o seu filtro do óleo esta amassado?
ResponderExcluiré normal achar ele assim, ta feio parece que foi colocado do lado errado...............................
Isso acontece porque o filtro foi trocado a cada duas trocas, o seja, imagina quantos milhares de litro de óleo são filtrados durante duas trocas, ou seja +- 6 mil KM, altas temperaturas, e baixas temperaturas, isso vai danificando o filtro, por isso o adequado é a cada troca de óleo gastar 8 reais a mais e trocar o filtro. Claro, depende da marca de óleo e filtro de óleo colocado em sua moto.
ExcluirObrigado pela leitura
Bom dia, na verdade não está amassado, é como veio diretamente da fábrica. As vezes pode apresentar esses defeitos.
ExcluirNa verdade o filtro veio assim de fábrica
ExcluirNa verdade ele veio assim já de fábrica
ExcluirEu usava o Mobil e trocava a cada 1.000km, agora estou usando o Motul 3000 que tb é 20w50 e vou começar a trocar a cada 2500km...
ResponderExcluirUma vez inventei de eu mesmo trocar oleo e filtro sozinho, estava com pressa nao lembro pra que... troquei o filtro, mergulhei o mesmo no oleo velho, coloquei a tampa do filtro de ponta cabeça, depois q percebi que eu virei pro lado correto. Fiz o motor engolir 2L de oleo sem querer, e SEM FUNIL!!!Mal fechei a tampa e ja sai acelerado! não deu 500 metros e ela começo vazar pela tampa do filtro de oleo ¬¬ continuei viagem, eu sabia q tava com excesso de oleo msmo... e era oleo pra tudo lado, eu ja havia melecado 'pouco' o motor, e vazando entao!!! foi asfalto, motor, pedaleira, roda, escapamento, tenis... uma lambuzeira só! Por fim no outro dia, fui lembrar que nao havia trocado aquela borrachinha da tampa do filtro! troquei e conferi o oleo - estava no nivel certo ainda!
Boa Tarde, com minha experiência de 4 anos que tenho moto eu realmente hoje consigo fazer a seguinte conclusão, motos pequenas até 150cc trocar o óleo com 1000 Km, motos a partir de 250cc trocar óleo e filtro sempre com 2000 Km ou 2500 Km, trocar antes disso realmente é um desperdício de dinheiro, a não ser que o condutor estrangule sua moto. Nunca usei Motul 3000 mas eu acredito que seja um dos melhores óleo na atualidade, mas mais superior ainda seria o Motul 15w50 Semi-sintético, porém é um óleo realmente utilizado em motos de maiores onde exigem muito mais proteção e tem seu limite de rotação muito maior.
ResponderExcluirRealmente o aconselhável é trocar o anel o'ring da tampa do filtro de óleo, porém não é obrigado, eu por exemplo faz 3 trocas que não troco o anel e sim só o filtro. Agora como você esqueceu de trocar o anel e colocou meio litro a mais de óleo o motor tinha que explodir em algum lugar e foi nesse anel que provavelmente já estava ressecado. Cuidado para não fazer isso novamente, óleo em excesso causa danos ao motor como estragar as juntas do motor(deu sorte que foi apenas no filtro) estrangular válvulas, o motor fica com a pressão acima do normal. É a mesma coisa que ficar com pouco óleo, no qual causa maior desgaste, o excesso causa danos também, verifique sempre o nível do óleo a cada duas semanas.
Muito Obrigado pela leitura do blog.
Boas dicas, nada melhor do que alguém com experiência para esclarecer dúvidas. Abraço!!!
ResponderExcluirOla amigo , comprei um filtro novo e veio junto um anel de vedação pequeno, mas não achei onde coloca-lo . onde seria vc sabe meinformar ???
ResponderExcluirO filtro de óleo da twister é o mesmo da xlx 350 e por isso vêm esse anel a mais. Pode descartar ele, é utilizado apenas na XLX.
ExcluirQualquer coisa entre em contato.
Muito obrigado por visitar meu blog.
posta algo sobre as relação da twister aquela famosa barulheira e se tem como tira, meu mecânico me indicou outra relação uma menor resolveu, mais quando apertada devidamente a corrente quando se empurra a moto fica estralando barulho muito alto, alguma dica ?
ResponderExcluirCom certeza, vou reservar um tempo e vou falar sobre isso, tenho alguma dica que já ouvi de muitos motociclistas e explicar o porque do barulho.
ExcluirAbraço
belas dicas! tenho uma twister 2008 eu mesmo faço as trocas a cada 2000km show!
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita.
ExcluirFelipe , preciso d uma informaçao , queria saber quantos mm d expessura tem o carter do motor 250 da twister?a rosca do carter espanou e eu vou colocar um bujao fixo cm um parafuso p troca do oleo..agradeço c puder me ajudar..
ResponderExcluirCara, eu não sei exatamente quanto tem de espessura, mas como é alumínio eu acredito que tenha pelo menos uns 10mm a 15mm. Cara, para ficar um negócio legal, tente fazer novamente a rosca com um parafuso de 12mm caso não tenha sido tão grave. Mas te aconselho a ir em um torneiro muito bom para o serviço ficar de primeira.
ResponderExcluirNunca ví acontecer de espanar a rosca do cárter de twister, por isso não tenho tanta experiÊncia nisso para te dizer. mas a minha dica é algo que já lhe ajudaria.
Qualquer coisa dá um grito.
Esse Tutorial é de 2011, você ainda recomenda este Óleo para o Twister ? por sou leigo no assunto, qual o recomendado ? minha Twister tem 22000km e quero efetuar a troca de óleo eu mesmo.
ResponderExcluirobrigado.
Boa tarde Everton, atualmente não recomendo mais esse óleo para a Twister, pois a quilometragem delas já estão muito elevadas, recomendo para motos que tem a quilometragem muito baixa.
ExcluirO Atualmente recomendado sem sombra de dúvidas é Mobil MX 15w50, Yamalube 20w50 e Motul 15w50.
Olá dica muito boa para a troca de óleo acabei de pegar uma tutu 2008 com 10.000 mil novinha . Qual seria o melhor óleo hoje para uma moto que roda uns 18 km por dia sem correr tanto
ResponderExcluirCara, que nem comentei com o Everton no tópico acima, eu usaria sem duvidas um desses três óleos: Mobil MX 15w50, Yamalube 20w50 e Motul 15w50. Vendi minha twister, mas usava Mobil MX 15w50 quando vendi.
ExcluirObrigado pela visita
Valeu aí galera, pois comprei a minha moto não faz tempo e nem sabia que tinha que trocar o filtro do óleo com essa frequencia que foi citado aqui, obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirFaleu Felipe me ajudou muito nao sabia como trocar o oleo do filtro de ar!!
ResponderExcluirMuito bom, super detalhado e simples !
ResponderExcluirObrigado gaúcho.
Amigão, na hora de desapertar, a rosca é direita ou esquerda? Agradeço
ResponderExcluirBoa noite Junior,
ExcluirCara para desapertar é no sentid anti-horário.
Ao rosquear novamente, cuidado para não apertar excessivamente, pode escorrer a rosca pois o cárter é de alumínio fundido.
Coloque também uma arruela de vedação.
Qualquer coisa favor entrar em contato
Muito obrigado pelo tuto colega, estava em dúvida se fazia em casa ou levava na oficina, pois estou sem tempo, mas as suas instruções estão tão precisas que fiquei confiante em fazer eu mesmo. Vlw!
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita, que bom que teve grande utilidade minha tutorial.
ExcluirOpa! com certeza foi de grande utilidade, fiz neste fim de semana seguindo seu tutorial, e graças a Deus foi tudo tranquilo, deu certo! mais uma vez te agradeço por compartilhar o conhecimento. Abraço.
Excluir- Parabéns pelo tutorial muito bom mesmo. mas o que vc me diz do óleo Castrol ?
ResponderExcluirBoa Noite Valzinho.
ExcluirCara, sobre o óleo Castrol para carros, é um dos melhores desenvolvimentos de óleo, e para moto eu assino embaixo também. Quando vendi minha moto comecei a usar Castrol semi-sintético.
Parabens pelo tutorial parceiro!!
ResponderExcluirGostaria q vc me tirasse uma duvida..
O óleo padrão pra moto é o 20w-50 API SF..
Sera q se eu colocar o 20w-50 API SJ, vai ter algum problema na moto??
Boa Noite,
ExcluirSerá uma ótima opção, pois o SF é um óleo já ultrapassado, como o SJ também é. Sugiro que coloque óleo 20w50 com classificação SL SM ou SN que é as mais atuais.
ola, tenho uma twister 2008.. não sei se esta baixando óleo ou pq ela esquenta muito,, no motor esquentar muito o óleo queima mais rapio???
ResponderExcluirBoa noite Joleo.
ExcluirSua moto está baixando óleo?
O óleo queima por desgaste dos anéis ou quem sabe os retentores de válvula que estão deixando o óleo queimar.
Agora na questão de o motor esquentar, ele vai esquentar e ao mesmo tempo refrigerar o óleo no qual passa para o radiador, mantendo assim sempre o motor na temperatura ideal. O que não pode acontecer é deixar o motor ligado por longos períodos sem andar, pois nesse caso sim ele vai esquentar mais que o normal, pois não haverá refrigeração.
Espero ter sanado tua dúvida.
Olá amigo tenho a twister 2008 eu comecei a usar o motul 3000 mineral eu uso ela trabalha e viajar, com quantos km posso trocar o óleo
ResponderExcluirMano Felipe; vou trocar o óleo, amanhã.
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns. Valeu. Quando tiver outro tutu posta ai. :-)..
Charles De Maceió AL.
ótimo tutorial ajudou muito
ResponderExcluirJente eu tenho uma twester em otimo estado mas troco o olho a cada 1000 km mas passa muito rapido !! Eu posso troca de 3000 em 3000 km ?? Se poderem mim chama no watssap e mais facil (73 98116816) um abraço a todos ..
ResponderExcluirAdeniusom,
ExcluirVocê pode trocar sim a cada 3000Km rodados, porém eu aconselho a diminuir esse período dependendo do modo de uso da moto.
Eu trocava com 1500, 2000 Km.
muito bom..
ResponderExcluirMuito boa a explicação , obrigado!
ResponderExcluirVocê tem outras dicas referentes a twister, tipo regulagem da corrente, regulagem da embreagem?
Vlw mano...✌
Muito bom coloco o lubrax 20w-50
ResponderExcluirMeu motor já e viciado aprendendo com sua dica wl......
Cara coloquei o lubrax 20w -50 e fez fumaça mas porém cloquei dois outros será que é esse o problema?
ResponderExcluirHoje coloquei o lubrax 20x50, meio caro mas eficaz. Para quem anda muito na cidade é recomendado
ResponderExcluirRecentemente comprei uma Twister uso ela todos os dias para trabalhar cerca de 60 quilômetros por dia, qual a melhor quilometragem para troca de óleo?
ResponderExcluirTenho uma duvida... ao comprar o filtro, veio um oring a mais, bem pequeno. Aonde ele vai ???
ResponderExcluirfoto da internet desse oring:
http://www.motomoura.com.br/Eshop.Admin/imagens/motomoura/Thumbs/TN500_FILTRO_MOTO.OLEO.CBX.XR200.NX400.VALFLEX.JPG
Maneiro mano ajudou muito cotinue assim que Deus possa abençoar vc
ResponderExcluirFicou show tudo bem explicado, mim ajudou bastante parabens..
ResponderExcluirMuito Bom!!
ResponderExcluirAdorei acabei d trocar seguindo suas instruções obrigado
ResponderExcluirAdorei acabei d trocar seguindo suas instruções obrigado
ResponderExcluirMuito bom! Grato.
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