quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tutorial Troca de Disco e Pastilha de Freio

Boa noite pessoal, semana passada troquei disco de freio da minha Twister no qual estava empenado e aproveitei e troquei as pastilhas de freio.

Comprei os dois itens no site City Parts, paguei R$ 89,00 o Disco de Freio SCUD e R$ 19,00 Pastilha Cobreq, ambos chegaram em ótimo estado e bem embalado. Não consegui bater fotos da troca pois estava com pressa e não tinha câmera em casa, mas vou fazer o possível para passar todos os detalhes com fotos que encontrei na internet. Outras motos tem sistema igual ou parecido da Twister, como a Fazer 250 da Yamaha, CB 300, e outras motos que você pode se basear por essa tutorial.

Ferramentas Necessárias:

Chave de Estrela 19 mm
Chave Biela "L" 12 mm
Chave de Fenda ou Philips
Chave Allen 5 mm
Chave Allen 6 mm

TROCA DO DISCO DE FREIO
Para começar você terá que erguer a dianteira da sua moto, se tiver cavalete central melhor, senão, improvisar é uma boa. Eu coloquei um calce no cavalete lateral depois ergui a moto e embaixo do escapamento coloquei sepo de madeira para firmar e erguer o outro lado, a moto ficou bem levantada e firme, mas ae vai do que você tem em casa.



Pegue a Chave Estrela 19 mm, e desaperte a porca do eixo da roda da moto, após retirá-la retire o parafuso que prende o eixo à bengala da moto e em seguida retire o eixo da moto segurando a roda para não cair.

Retire a roda com cuidado e deixe ela sobre uma superfície plana.



Para garantir que a rosca dos parafusos onde o disco é fixado não danifique, passe desingripante e deixe agir por alguns segundos. Em seguida pegue a Chave Allen 6 mm e desaperte os seis parafusos de fixação do disco, retire o disco, limpe a área das roscas da roda e insira o novo disco seguindo a FLECHA DE INDICAÇÃO. Cuidado para não montar com o disco invertido. No manual diz que após a troca tem que colocar parafusos novos, eu não ví necessidade pois quando retirei os parafusos não danifiquei eles. Aperte bem os parafusos, ou caso tenha torquímetro use como diz no manual, pois a pressão que o disco vai receber das pastilhas de freio vai ser imensa.


Após inspecione se o disco e os parafusos estão bem colocados, coloque a roda na moto montando como você retirou, mas agora comece do fim.

Abaixo é algo que consegui no manual da Yamaha, como fazer o aperto correto e também colocar um pouco de cola travante no parafuso para que com a vibração o parafuso não se desaperte.




TROCA DE PASTILHAS DE FREIO


Retire os bujões dos pinos das pastilhas com uma Chave de Fenda, desaperte os pinos com a Chave Allen 5 mm e retire eles.


Em seguida retire os parafusos do cáliper de freio com a Chave de Biela "L" 12 mm.

Você vai ver muita sujeira onde as pastilhas estão localizadas então limpe com água e uma escova ou pano se necessário, retire as pastilhas de freio.

Para instalar as novas pastilhas você terá que pressionar os pistões para dentro, pode ser com a mão ou com a chave de fenda com um pano ao redor para não danificar, em seguida pode inserir as novas pastilhas de freio e colocar os dois pinos.

Coloque com cuidado de volta o calíper de freio e posicione ele para que o disco de freio fique entre as pastilhas de freio. Com pastilhas de freio nova o fluído de freio pode subir bastante, se necessário sangre o flúido antigo e coloque fluído novo de acordo com a especificação de seu manual. Da Twister se usa DOT 4, mas se quiser como eu utilize fluídos de freio mais avançados como DOT 5, o que não pode é colocar fluídos com ponto de ebulição menor como o DOT 3. ATENÇÃO COM ISSO!!!

As primeiras frenagens podem ser que não sejam as melhores, pois o disco de freio terá que se ajustar e as pastilhas também, então dentro de algumas frenagens você verá toda a diferença e seu freio dianteiro estará com muito mais precisão e força nas frenagens.

Pastilhas de Freio Cobreq


As pastilhas de freio COBREQ são de ótima qualidade, quando elas acentam com o disco o poder de frenagem é excelente. Recomendo essa marca.

4 comentários: