Comprei os dois itens no site City Parts, paguei R$ 89,00 o Disco de Freio SCUD e R$ 19,00 Pastilha Cobreq, ambos chegaram em ótimo estado e bem embalado. Não consegui bater fotos da troca pois estava com pressa e não tinha câmera em casa, mas vou fazer o possível para passar todos os detalhes com fotos que encontrei na internet. Outras motos tem sistema igual ou parecido da Twister, como a Fazer 250 da Yamaha, CB 300, e outras motos que você pode se basear por essa tutorial.
Ferramentas Necessárias:
Chave de Estrela 19 mm
Chave Biela "L" 12 mm
Chave de Fenda ou Philips
Chave Allen 5 mm
Chave Allen 6 mm
TROCA DO DISCO DE FREIO
Para começar você terá que erguer a dianteira da sua moto, se tiver cavalete central melhor, senão, improvisar é uma boa. Eu coloquei um calce no cavalete lateral depois ergui a moto e embaixo do escapamento coloquei sepo de madeira para firmar e erguer o outro lado, a moto ficou bem levantada e firme, mas ae vai do que você tem em casa.
Pegue a Chave Estrela 19 mm, e desaperte a porca do eixo da roda da moto, após retirá-la retire o parafuso que prende o eixo à bengala da moto e em seguida retire o eixo da moto segurando a roda para não cair.
Retire a roda com cuidado e deixe ela sobre uma superfície plana.
Após inspecione se o disco e os parafusos estão bem colocados, coloque a roda na moto montando como você retirou, mas agora comece do fim.
Abaixo é algo que consegui no manual da Yamaha, como fazer o aperto correto e também colocar um pouco de cola travante no parafuso para que com a vibração o parafuso não se desaperte.
TROCA DE PASTILHAS DE FREIO
Retire os bujões dos pinos das pastilhas com uma Chave de Fenda, desaperte os pinos com a Chave Allen 5 mm e retire eles.
Em seguida retire os parafusos do cáliper de freio com a Chave de Biela "L" 12 mm.
Você vai ver muita sujeira onde as pastilhas estão localizadas então limpe com água e uma escova ou pano se necessário, retire as pastilhas de freio.
Para instalar as novas pastilhas você terá que pressionar os pistões para dentro, pode ser com a mão ou com a chave de fenda com um pano ao redor para não danificar, em seguida pode inserir as novas pastilhas de freio e colocar os dois pinos.
Coloque com cuidado de volta o calíper de freio e posicione ele para que o disco de freio fique entre as pastilhas de freio. Com pastilhas de freio nova o fluído de freio pode subir bastante, se necessário sangre o flúido antigo e coloque fluído novo de acordo com a especificação de seu manual. Da Twister se usa DOT 4, mas se quiser como eu utilize fluídos de freio mais avançados como DOT 5, o que não pode é colocar fluídos com ponto de ebulição menor como o DOT 3. ATENÇÃO COM ISSO!!!
As primeiras frenagens podem ser que não sejam as melhores, pois o disco de freio terá que se ajustar e as pastilhas também, então dentro de algumas frenagens você verá toda a diferença e seu freio dianteiro estará com muito mais precisão e força nas frenagens.
Pastilhas de Freio Cobreq
As pastilhas de freio COBREQ são de ótima qualidade, quando elas acentam com o disco o poder de frenagem é excelente. Recomendo essa marca.
Valeu ficou bom
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita
ResponderExcluirvlw vo troca as minhas patilhas de freio amanha msm
ResponderExcluirBoa vou trocar a pastilia eu mesmo obtigado pelo totirial amigo valew
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