Motor: Tipo DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar, com radiador de óleo
Cilindrada: 249 cm3
Potência máxima: 24 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 2,48 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades (1-N-2-3-4-5-6)
Sistema de partida: Elétrica
Chassi: Tipo Berço semiduplo
Suspensão dianteira/curso: Garfo telescópico/130 mm
Suspensão traseira/curso: Monoamortecida/100 mm
Freio dianteiro/diâmetro: disco hidráulico/276 mm
Freio traseiro/diâmetro: tambor/130 mm
Pneu dianteiro:100/80 - 17 M/C 52S (sem câmara)
Pneu traseiro: 130/70 - 17 M/C 62S (sem câmara)
Rodas : liga leve, fundida em alumínio
Tanque de combustível: 16,5 litros (reserva 2,5 litros)
Óleo do motor: 1,8 litro (total)
Comp. x larg. x alt.: 2.031 x 746 x 1.057 mm
Distância entre eixos:1.369 mm
Distância mínima no solo: 162 mm
Altura do assento: 782 mm
Peso seco: 139,7 kg
Ignição: CDI (ignição por descarga capacitiva)
Bateria: 12 V - 6 Ah (selada)
Farol: 35/35 W - lâmpada halógena
Segue algumas fotos dela:
Segue vídeo que fiz demonstrando ela ligada:
Outro vídeo de uma volta com ela:
Peças trocadas:
Comprei esta moto com 8.900 km, atualmente está com 32.300 e está cada vez mais amaciada. É, andei bastante, faço +o- 1500 km mensalmente, se for ver não ando muito, pego ela nos fim de semana para ir na minha garota, que fica de 35 a 50 Km e mais a volta. Ainda não peguei estrada com ela para viagem grande, no máximo que andei foi 180 Km ida e volta. Sou o segundo dono, e abaixo vou citar as manutenções que fiz e peças trocadas nesse período.
- Acionador Tensor de Correia de Comando: R$ 60,00 (catracado) troquei de bobo, era o MOBIL SF 20w50 que fazia as válvulas baterem, nunca mais ouvi. Apenas em dias com mais de 35º.
- 02 Jogos de Pneus sendo eles Pirelli Sport Dragon, Demon e um Dianteiro Michelin Pilot Sporty.
- Vela Ngk Iridium: R$ 40,00.
- Filtro de Ar Original: R$ 33,00 troque a cada 12.000 Km, você verá diferença no punho.
- Disco de Freio: R$ 160,00, pois empenou o original por causa de cadeado esquecido
- Pastilhas de Freio: R$ 19,00 Marca Cobreq (ótima pastilha)
- Lona de freio: R$ 25,00 Marca Cobreq (ótima lona)
- Fluído de Freio: R$ 25,00 Varga Dot 5.1 (trocar a cada 2 anos)
- Revisão Carburador, troca da vela, lubrificação cabos acelerador e troca de fluído: R$ 65,00
- Filtro de Óleo: R$ 15,00 Hamp R$ 7,00 Vedamotors R$ 4,00 Valflex agora estou usando Valflex, trocado cada duas trocas de óleo.
- Óleo de motor: R$ 16,00 Mobil e Genuíno Honda R$ 16,00, Yamalube: R$ 17,00, atualmente uso MOBIL MX 15w50 API SL R$ 20,00..
- Rolamento Coroa e Coxim Coroa: R$ 31,00 com mão de obra.
- Bateria YUASA R$ 175,00, a original durou 03 anos.
Manutenções:
Na minha cidade os mecânicos não são de qualidade excelente, sabem mecher e tudo mais, mas fazem tudo na corrida ae sabe como é que funciona. Então desde o começo do ano resolvi fazer as manunteções em casa, claro as que eu consigo. Qual manutenção efetuo:
Troca de Óleo e Filtro de Óleo
Limpeza e troca de Filtro de Ar
Lubrificação Cabos: acelerador, embreagem, manete acelerador
Troca de Fluído de Freio
Regulagem Correia de Transmissão
Troca Kit Transmissão
Limpeza Carburador
Entre outros como trocar lâmpada, trocar pastilha de freio, lona de freio, disco de freio, pastilha de freio, já desmontei comandos do guidão como piscas e do outro lado que tem o acelerador. Estou muito feliz em aprender sobre mecânica de motos, isso me deixa facinado.
Impressões da Honda Cbx Twister 250:
Para quem tem uma moto 125cc e quer partir para uma 250cc realmente fica impressionado pela potência. Ela é uma moto com um motor muito forçudo. O sistema DOHC faz ela desenvolver uma potência e um torque muito bom para uma 250cc. Ela é boa em ultrapassagens não deixando nada a desejar. Você consegue manter uma velocidade constante. Se quiser andar de boa você em 6ª marcha está a 100 Km/h sem forçar o motor e dá para ir tranquilamente para qualquer lugar desse Brasil e curtir as paisagens. Para quem quer saber se ela atinge 160 Km/h, eu digo pois já peguei 150 Km/h a 9.500 RPM em uma decida, ela fecha 160 sim, mas ela não tem aerodinamica suficiente para andar a essa velocidade, mas chegar chega. Eu ainda não fiz viagem longas com ela, mas final do ano pretendo ir para o litoral, pegar estrada de 480 Km de ida.
Com garupa ela é boa também tem força de sobra. O que mais me espantou na minha CBX é a autonomia, faz mais de 430 Km com um tanque, em medições que fiz ela fez 25 Km/L, 26 a 27Km/L e já fez 29Km/L com o ÓLEO HONDA 10W30, atualmente com Mobil MX ela faz 27 à 28 Km/l. Ou seja uma moto com força e que tem uma autonomia muito boa para uma viagem por exemplo. O painel da moto é muito bonito, fornecendo todos os dados necessários para o piloto. Ela tem um design naked muito agressivo. Olhando de em movimento você não percebe que é uma 250cc, parece maior. O fato de ser carburada ela atende bem ao acelerador quando solicitado. Seis marchas que também ajudam ela, para uma tocada mais esportiva. O freio a disco dessa moto é espetacular, ele é muito potente, se você precisar dele, pode ter certeza que ele irá te salvar. Uma moto que em tocada esportiva faz encostar os suporte de pés no chão facilmente, muito boa de curva. Porém dentro de muitos elogios ela tem seus defeitos: banco do carona mal posicionado fazendo com que o mesmo venha para frente em frenagens, lâmpada de apenas 35w, apoio de pés do carona mal posicionado atrapalhando os pés do piloto.
Resumindo: quem tem idéia de trocar sua moto, a Honda Cbx Twister 250 é uma ótima moto, um bom investimento para sua vida automotiva e para você e sua patroa curtirem o máximo desse planeta viajando por ae. Hoje com 32.300 km, digo que essa moto é uma ótima companheira de estrada, com um conjunto muito forte chegando ao limite. Se você cuidar dela e andar bastante em estradas, você terá uma moto com uma ótima performance sem ter que fuçar nela pois o motor vai amaciar muito mais linear em estradas e sua tocada vai sempre melhorar.
Impressões de Rodagem em Rodovia:
Ontem dia 04/03/2012,percorri uma distância de 350 km bate volta de Caxias do Sul/Rs até Porto Alegre/Rs, aproveitei para analisar como a moto respondeu em estrada. Posso dizer que é super tranquilo viajar com uma Twister em rodovias, em momento algum a moto deixou na mão, você apenas acelera e desacelera, não necessita de trocas de marchas, o motor se mostrou bem elástico e acessível ao que o piloto precisar, você fica a 100 Km/h sem forçar o motor, e se precisar de uma ultrapassagem é só botar para a esquerda e ir, ela acompanha tranquilamente os carros. Moto macia porém para o carona se torna desconfortável em viagens longas assim. Moto Aprovada em rodovias agora.
Moto 100 % Aprovada
quanto ao farol ser de 35w, o que se pode fazer é troca do conjunto ótico por o da Cb500, ai sim da pra usar uma lampada um pouco mais forte sem o risco de queimar o refletor do farol. é caro mais o visual também compensa.
ResponderExcluireu comprei minha moto faz três, uma Bros 150 2008 tenho nenhuma experiencia com moto e fico impressionado no semáforo eu deixando as Cg's pra tras, e normalmente esses caras andam como loucos. imagina uma 250cc, que na verdade eu pretendia comprar uma, mais eu estou precisando no momento de economia, e em recife a bros se adapta melhor a buraqueira.
a sexta marcha da Cbx é chamado overdriver, ela tem essa função que vc usa, andar com ela em velocidade de cruzeiro 100-120 km/h, com a rotação do motor mais baixa, assim economizando combustível e deixando a moto mais confortável com menor vibração e mais silenciosa.
Bom galera é bom escutar estes comentários porque vou comprar uma é minha primeira moto espero não me arrepender!!
ResponderExcluirAinda mais se comprar uma twister, você realmente não irá se arrepender, mas se for usada cuide sempre da boa procedência.
ExcluirTenho uma twister faz 3 anos não penso em trocar por outra muito boa mesmo já dei coro ater em cb 300
ExcluirOlá amigo, concordo com o que voce falou, pois bem, amigo esses pneus são nas medidas originais? Se não, ficam mais pesados? Eles são muito bonitos e ficou com um visual incrivel! Vou trocar o pneu traseiro da minha Twister, atualmente estou usando o maggion, so que ele parece ser menor, quero um bonito exatamente igual o seu, só que nao quero perder nem um pouco de desempenho dela! Obrigado pela atenção!
ResponderExcluirExatamente, os pneus da moto são originais, se tu mudar eles para medida maior a dirigibilidade dela vai mudar bastante. Usa o original ou opte pelo Sport Dragon, Sport Demon, ótimos pneus.
ExcluirCara, tbem tenho uma Twister, a minha é 06, curto ela pra caramba mas to tendo uns problemas com chuva. Ela não pode ver agua que para de funcionar, simplesmente perde a força, cai a aceleração e apaga. Só volta depois de seca....
ResponderExcluirJá viu isso em algum lugar?
Vou te falar oque pode ser ea regulagem do carburador que estar errada e quando chove entra pouco ar
ExcluirCara, não ouvi falar sobre ficar pior na chuva, normalmente a moto funciona em todas as condições com a mesma potência.
ExcluirPode ter algum problema de mal contato ou quem sabe seja apenas uma limpeza no carburador que infelizmente acontece quando chove, mas que não tem relação.
cara, está entrando chuva em algum lugar na fiação elétrica, dá uma verificada legal nos cabos de vela, vela, toda parte de fiação da bobina, do cdi, do regulador de voltagem, faz um pente fino. Já ouvi sim uma galera comentar sobre algo parecido em outras motos, algum fio ressecado. Verifica antes que fique empenhado na estrad.
ResponderExcluirAbraço
Justo o que eu procurava sobre bateria yuasa. Obrigada!
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