Boa Noite pessoal, hoje vou falar de lubrificação de corrente de transmissão secundária. É quase um assunto pré-histórico pois tem várias maneiras de uma boa lubrificação na correia de sua moto.
1º Limpeza da Corrente
-Compre em um posto de gasolina 2 Litros de querosene, isso te dará um bom estoque do produto para limpar várias vezes a corrente.
-Pegue um pincel, aqueles de pintar parede.
-Um vasilhame para despejar o querosene.
Pronto, vamos para a limpeza:
Apoio sua moto no cavalete central ou simplesmente faça como eu para deixar a roda traseira suspença: Pegue uma madeira fina e coloque em baixo do cavalete lateral e pegue um sepo de madeira e calce a moto no outro lado, pode colocar em baixo do escapamento, te dára uma boa sustentação.
Em seguida pegue o pincel e molhe no querosene e comece a limpeza até retirar todo a sujeira e óleo velho que tem na corrente. Mas não limpe apenas a corrente, limpe o pinhão e tudo ali ao redor, limpe a corroa em todos os lados. Pronto, a correia está com a sujeira mole pronta para ser retirada pela água, pegue uma mangueira com água que possua um pouco de pressão e molhe toda a correia, vai sair muita sujeira, em seguida se quiser lave com um pano a correia para deixar mais limpa ainda, em seguida você vai enxaguar e nenhuma sujeira mais irá sair. Agora é só esperar secar para aplicar o novo óleo.
Seria melhor fazer esse trabalho sem a roda mas caso você não tenha esse tempo faça como mencionei acima.
2º Verificar desgaste da transmissão (corrente, pinhão, corroa, coxins)
Pegue o manual de sua moto e verifique o limite de uso para cada um desses itens, se estiverem em seu limite de uso, troquem logo pois ficar não mão por causa de que uma corrente estourou é a pior coisa. Uma indicação para trocar sua transmissão é o pinhão ou coroa entortando os dentes.
3º Lubrificação da corrente de transmissão
Agora chegou a melhor hora. A hora de escolher o lubrificante ideal para sua corrente.
Acima segue 4 marcas de lubrificantes:
Motul: lubrificante spray
Vaz: lubrificante spray graxa branca
Mobil Chain Lube: lubrificante spray
Lubrax TRM 5: óleo SAE 90
Olha, o mais adequado seria o lubrificante spray, pois ele penetra bem nos elos da corrente, sendo uma lubrificação rápida e que não suja toda sua roda traseira. Porém o problema está no preço. Esse lubrifacante acaba rapidinho, você vai sentir no bolso.
A graxa branca, não essa mencionada acima,mas sim aquelas em bisnaga. NÂO UTILIZEM!!! É uma das piores graxas que já ví, além de deixar toda sua corrente suja de branco e mancha mesmo, ela deixa a corrente seca, nem parece que foi lubrificada e é ruim para retirar.
Já o óleo SAE 90 que é usado em caixas de embreagem de carros, é a melhor opção custo x benefício, pois você paga menos de R$ 15,00 e tem um litro de óleo para lubrificar a corrente, ou seja, dura muito, muito mesmo. Eu utilizo essa da lubrax a mais de um ano e estou satisfeito, porém manere no óleo pois quando começar a andar você verá sua roda e seu pneu cheio de respingos de óleo.
muito bom tava com muitas duvidas sobre a lubrificação da corrente ( motociclistas inexperiente é fogo... ), eu tenho um pouco desse oleo lubrax em casa, eu acho que vou fazer feito outra dica que eu vi na net ( so que não citava o nome do oléo ) que é misturar ele com grafite em pó.
ResponderExcluirTrm-5. Imbatível (sae 140). A frequencia de ajuste da correia caiu pra 1/4 ou menos do anterior. Faço uns 2000 km (antes era a cada~400km) antes de reajustar a tensão - o que indica desgaste menor. Vc compra 1 litro por 15ão e vai durar 3 transmissões
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