segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Posição correta para quem fica longo período sentado na moto

"Posição de sentar-se na moto varia conforme o modelo. As motonetas e off roads são as que mais possibilitam sentar-se de forma correta. Ou seja, mantendo os pés apoiados de forma que a coluna fique ereta, sem que os ombros fiquem rígidos"

Geralmente os motociclistas têm bloqueio sacroilíaco. Trata-se da porção central do quadril, corresponde ao meio do bumbum e articula-se com a porção ilíaca do osso do quadril, gerando a articulação sacroilíaca. Esse bloqueio, acontece porque o bumbum fica batendo muito no banco, gerando grandre impacto na região sacral. As consequências desse bloqueio são: dores nos quadris, coluna lombar e torácica.







A dor nos ombros também ocorre, porque a tensão é colocada no trapézio e braços por razão de curvas, freadas e permanecer muito tempo com as pernas dobradas. Isso acaba gerando lesões musculares e nervosas como lesão de plexo braquial (que é o bloqueio dos ramos nervosos no nível da coluna cervical causando formigamentos nos braços e mãos).



Modelos de motos e nível de conforto segundo os motociclistas

Mais confortáveis

As motos off-road são as mais confortáveis e melhores para a coluna, pois permitem que a coluna fique ereta.
Na motoneta ou lambreta, existe o apoio total dos pés, diferente das motos convencionais. O condutor condiciona suas pernas para frente de seu tronco, em vez de para os lados e senta-se com os *ísquios apoiados. Por isso torna-se mais confortável a pilotagem.

Para viajar
As motos custom são as preferidas dos viajantes. Segundo os motociclistas. São muito confortáveis e robustas. As motos street são boas motos para a cidade e estrada, mas a posição de pilotagem cansa um pouco depois de um certo tempo viajando.
As motos chopper são parecidas com as customs, mas são totalmente personalizadas. Uma característica básica é que elas não têm banco para o carona.
A maioria das choppers não tem amortecedor traseiro. Então os impactos da moto no solo serão sentidos com muito mais intensidade. A coluna vertebral é o amortecedor do nosso corpo, e os altos impactos em longo prazo causam hérnias de disco.
A sport touring é uma moto esportiva carenada, mas maior, mais larga e mais potente. Elas são confortáveis para viajar e têm bom desempenho, são pesadas como as custom.

Para correr

Nas motos esportivas a posição de pilotagem não é muito confortável, porque a pessoa fica muito inclinada. No entanto, o desempenho compensa. São motos que atingem mais de 200 km/h com facilidade.
As big scooters são as scooters de 250 cc ou mais. Elas atingem boa velocidade e são bem confortáveis. O banco é mais anatômico e a ausência de marcha facilita a pilotagem. Elas normalmente têm muito espaço para acomodar bagagem. Alguns modelos chegam a ter rádio para ouvir música.
Existem muitos tipos de moto, para todos os gostos: trial, café-racer, streetfighters... Normalmente nas de 1000 cc é necessário inclinar o tronco, igual às motos de corrida e a posição para pilotar não é muito confortável.

*Osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo.

Imagens Referente Postura:


 



Texto retirado do site:  http://www2.uol.com.br/vyaestelar/fisioterapia_sentar_moto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário