Comprei todas as peças pela internet e chegaram em ótimo estado. Comprei Pinhão/Coroa VAZ no site www.comprevaz.com.br pelo valor de R$ 60,00, o pinhão com redutor de ruídos, o normal estava R$ 40,00, e a coroa pelo valor de R$ 40,00. Lá tem vários modelos para suas motocas. A corrente comprei DID 520VD 106L original da Twister com retentor e sem emenda no site www.eritonmotos.com.br. Ambos os sites confiáveis e produtos de qualidade. Comprei corrente sem emenda pois não tinha ferramental para colocar a emenda, então achei mais seguro para mim.
Ferramentas Necessárias:
Chave Estrela ou Combinada 08mm, 10mm, 12mm, 14mm, 17mm, 22mm, 24mm
Chave Biela: 10mm e 12mm
Graxa
Querosene ou Thiner e Pincel
Para começar você vai ter que apoiar a parte traseira da moto de alguma maneira. Eu com recurso limitado usei um cepo no qual apoiei no cárter do motor, mas também tive que arrumar um jeito de que o freio dianteiro ficasse acionado, para isso peguei um cinta de amarrar, aquelas de plástico e fixei ela no manete do freio ao acelerador, assim não tive sustos na hora do serviço de a moto cair sem a roda e a balança.
Para começar o serviço, remova a roda traseira, o patim de freio, e as porcas de ajuste da corrente. Esse serviço é bem fácil. Vocês irão precisar das seguintes ferramentas para fazer esse serviço: Chave Estrela 24mm, 17mm, 14mm e 12mm.
Agora que você já retirou a roda podemos começar a desmontar as peças para retirar a balança da moto. Retire o bacalhau (apoio de pés) de ambos os lados da moto e também o escapamento todo, pegue a chave estrela 22mm e 17mm e desaperte o eixo da balança mas não retire ainda, pegue agora a chave estrela 14mm e 17mm e desaperte o eixo da suspensão que é ligado à balança. Agora pode retirar o eixo da suspensão e em seguida o da balança, em seguida puxe com cuidado e você acabou de retirar a balança de sua moto, nada difícil não é?
Vamos agora retirar a tampa onde fica alojado o pinhão da transmissão secundária da moto. Pegue a chave estrela 08mm e retire os dois parafusos da tampa, junto com a tampa tem uma outra proteção de aço que fica na parte interna, muito fácil de retirar e instalar também. Com a chave biela 10mm desaperte os parafusos do pinhão e do suporte que juntos fixam o pinhão no eixo secundário do câmbio. Limpe bem o local no motor e monte o pinhão e o suporte, aperte razoavelmente, pois não precisa de um aperto excessivo, pois pode danificar a rosca do pinhão ou do parafuso. Junto com a troca de pinhão pode retirar a corrente e já colocar a nova. De fábrica ela já vem com um tipo de vaselina, mas se quiser lubrificar mais fique a vontade com óleo SAE 90 encontrado em qualquer posto.
Agora você já pode remontar a balança, pois o pinhão e a corrente já foram trocados, apenas ATENÇÃOOOOOOO!!! Que na hora de colocar a balança, antes você terá que passar a corrente pelo lado de dentro da balança, pois senão você terá que desmontar a balança novamente. Agora pode colocar o eixo da balança e apertar bem, e colocar o eixo da suspensão na balança.
Terminado essa parte chegou a hora de trocar a coroa da roda traseira. Pegue a chave estrela 17mm e desaperte os cinco parafusos, retire com cuidado a coroa e coloque a nova, caso ela não entre apenas encaixando, passe um pouco de graxa na borda interna da coroa e vá apertando os parafusos alternadamente. Pode apertar bastante as porcas, pois na hora da desmontagem elas estavam bastante apertadas.
Agora que está tudo pronto, é só montar tudo de volta e fazer a regulagem da correia que fique com folga dentro do especificado pela montadora que é de 15mm à 25mm.
Segue abaixo fotos da moto desmontada e da coroa e pinhão antigos:
Qualquer dúvida em relação a esse tutorial favor entrar em contato comigo por comentário ou por email: felipecorso@hotmail.com.
Boa noite amigo, eu troco a relação da minha twister, e nao desmonto td ela assim como vc postou, mas essa relação e diferente, so pq tem um sistema de borracha no kit, ou pq vc ta lubrificando toda as peças, ficou bom seu tutorial, valeu.....
ResponderExcluirMeu email....J.galhardo@ig.com.br ,mande pra mim como trocar o retentor da embreagem, pq a minha esta vazando óleo, to cansado de gastar dinheiro com mecânico, eu msm quero trocar. Abraço.
Na verdade não precisa desmontar a balança para trocar, mas a minha corrente eu peguei original e não tem emenda, por isso de desmontar tudo. A relação original da Did é a mais aconselhável, pois tem o'ring entre seus elos, assim mantendo melhor lubrificação e durabilidade.
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita...
Ótimo tutorial, também estou cansado de pagar mecânico que faz tudo cagado.
ResponderExcluirMuito Obrigado pela Visita.
ExcluirÓtimo titorial , parabéns!
ResponderExcluirSeu tutorial é muito bom. Bem explicado e com detalhes. Ótimo..
ResponderExcluirMuito bom valeu
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirPesquisando aqui vi seu tutorial por sinal excelente, gostaria de saber se vc tem um tutorial de como desmontar o motor da Twister passo a passo e quais as principais peças trocar.
Grato pela atenção
Boa noite, muito obrigado pela visita.
ExcluirPior que não tenho tutorial do motor.
Mas no youtube tem muita gente com tutorial. Sugiro ir no youtube. lá tem muito detalhes.