terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como Programar Sistema Anti-Esmagamento

Boa tarde galera, mudando um pouco do ramo vou falar de automóveis hoje. Essa é uma dica rara na internet por isso achei muito interessante dividir com vocês.

O que é o sistema anti-esmagamento?

Trata-se de dispositivo que acusa qualquer obstáculo que impeça o fechamento do vidro. Ao encontrar resistência de objeto ou parte do corpo (mão, braço, cabeça etc), o vidro pára ou recua alguns centímetros. O sistema foi desenvolvido depois de serem registrados alguns acidentes com pessoas que tiveram partes do corpo esmagadas por vidros de carros.
Tais problemas trazem à tona a importância do sistema anti-esmagamento, que pode evitar conseqüências graves, mas que nem sempre é vendido pelas montadoras. A Resolução 762/92 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que, estando a chave de ignição na posição desligada ou removida do comutador da ignição e havendo acionamento dos vidros por meio de controle remoto, os acionadores energizados devem estar dotados de mecanismos que acusem o retrocesso do vidro de, no mínimo, 25mm. Todo veículo que tiver controle remoto para destravamento de portas e acionamento de vidros deve ter anti-esmagamento.


As dicas a seguir foram feitas em um Mercedez Benz Classe A 160. Essas informações eu consegui diretamente com a agência aqui na região, e acredito que sirva para muitos outros modelos de carros e montadoras  do país.

1º Desligue o polo negativo da bateria e espere 05 minutos e religue.

2º Como você sabe na maioria dos carros o interuptor do vidro possui dois estágio: O primeiro é para erguer ou baixar o vidro manualmente, ou seja, até onde você quiser. E o segundo estágio serve para erguer ou baixar o vidro automaticamente. Então você deverá programa apenas com o estágio um do controle do vidro.

3º Baixe o vidro até o final do curso e mantenha apertado o botão por 03 segundos em seguida solte e faça o mesmo, mas erguendo o vidro. E isso será feito na quantidade de vidros que você tem no carro.

Pronto é fácil mesmo, espero ter ajudado !!!

* No classe A existe outra dica, quando a bateria é desligada tem que configurar o sistema de inclinação e alinhamento para a central reconhecer pois possui vários sistemas, como controle de tração, ABS, enfim...
Com a chave de ignição posicionada no estágio 2 gire o voltando todo para um lado e depois para o outro 3 vezes. Pronto, está programado isso também.

Qualquer dúvida favor mandar comentários.

4 comentários:

  1. Quero parabenizá-lo pelo excelente blog; suas postagens são ótimas.

    Já faz 4 anos que comprei minha Twister e, não posso reclamar, pois a moto nunca me deixou na mão.

    Minha única alteração diz respeito a pintura. Fui obrigado a "envelopar" devido minha cidade ter muitos pombos. [depois envio algumas fotos para você ver como ficou]

    Até mais;
    Grande Abraço.








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  2. Muito obrigado pela dica..... Resolveu meu problema.

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  3. Vou trocar eu mesmo. Obrigado pelas dicas

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