Ferramentas Necessárias:
1) Catraca 1/2'
2) Barra de Extensão Curta
3) Ponteira para remover Velas 10 milímetros
6) Ponteira TORX 10mm
7) Ponteira TORX 12mm
8) Caso não possua a ponteira TORX especial com 6 pontas pode se utilizar chave estrela normal 10mm
9) Caso não possua a ponteira TORX especial com 6 pontas pode se utilizar chave estrela normal 12mm
01º Passo:
Pegue as chaves TORX 10 e 12 mm ou as chaves estrelas e retire os três parafusos da bobina e o cabo de alimentação da bobina, ambos retirando com cuidado.
02º Passo:
Antes de tudo pegue com uma pistola de ar e limpe todas as impurezas nas redondezas das velas, para que na hora da colocação as sujeiras não entrem no cilindro. Agora pegue a catraca, a extensão e a ponteira para retirar as velas. Como o acesso às velas não pode ser visto você terá que colocar a ferramenta até encontrar e vela, qualquer coisa coloque a mão para ficar melhor para encontrar. Retire com cuidado as velas para que não ocorra a danificação da rosca no cabeçote.
03º Passo:
Chegou a hora de calibrar a folga dos eletrodos das velas. Como essa vela é de três pontas você precisa de uma ferramenta especial para calibrar. As velas normalmente vêm calibradas de fábrica, mas o bom é sempre dar uma conferida. No final da tutorial eu irei mostrar os modelos das velas e a folga para o Mercedes Classe A 160.
Calibragem Velas com apenas um eletrodo central
Calibragem das velas com três ou mais eletrodos centrais
04º Passo:
Lubrifique a rosca das velas com desengripante para que a vela entre corretamente e fácil no cabeçote.
05º Passo:
Rosqueie as velas com a mão no cabeçote até assentar a vela, em seguida pegue a catraca a extensão e a ponteira e aperte 1/4 de volta, não aperte excessivamente pois se danificar a rosca do cabeçote você estará em grande apuros. TENHA CERTEZA QUE A VELA TENHA ENTRADO CORRETAMENTE E NÃO ESTEJA ATRAVESSADA.
06º Passo:
Agora é apenas montar novamente a bobina de ignição com seus devidos cuidados e engatar o plug de alimentação da bobina e colocar os parafusos que fixam a bobina. Caso queira colocar uma Cola Trava Rosca nos parafusos fique à vontade, pois como os parafusos são encaixados no motor e sofrem constantes vibrações, seria mais uma garantia para não haver imprevistos futuros.
Fonte das imagens (http://www.aclassinfo.co.uk/mypage.30.htm)
Modelo de Vela Mercedes Classe A 160:
NGK: BKUR6ET-10 (essa vela possuí três eletrodos igual a original)
BOSCH: FR78X (essa vela da bosch possuí quatro eletrodos)
Folga dos eletrodos: 1mm
Segue links de catálogos para buscar a vela adequada para seu veículo:
BOSCH
NKG
Curiosidades sobre Velas de Ignição:
A função da vela de ignição é conduzir a alta voltagem elétrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível.
Apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois ao seu perfeito desempenho está diretamente ligado o rendimento do motor, os níveis de consumo de combustível, a maior ou menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape, etc.
O motor em funcionamento gera na câmara de combustão uma alta temperatura que é absorvida na forma de energia térmica, sistema de refrigeração e uma parte pelas velas de ignição. A capacidade de absorver e dissipar o calor é denominada grau térmico. Como existem vários tipos de motores com maior ou menor carga térmica são necessários vários tipos do velas com maior ou menor capacidade de absorção e dissipação de calor. Temos assim velas do tipo quente e trio:
Tipo Quente
É a vela de ignição que trabalha quente a suficiente para queimar depósitos de carvão quando o veiculo está em baixa velocidade Possui Um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta temperatura na ponta do isolador.
Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
Nota: O grau térmico da vela de ignição NGK é indicada pelo número central do código.
Número maior: tipo frio
Número menor: tipo quente
A vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou GLP, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º C a 850º C nas condições normais de uso. Portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º C (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º C em velocidade máxima.
Aperte a vela de ignição com a mão até que a gaxeta encoste no cabeçote. Em seguida, aperte com a chave de vela adequada aplicando o torque especificado na tabela. A falta de aperto pode causar a pré-ignição, porque não há dissipação de calor. Por outro lado, o aperto excessivo pode danificar a rosca do cabeçote e da vela de ignição.
Tipo Quente
É a vela de ignição que trabalha quente a suficiente para queimar depósitos de carvão quando o veiculo está em baixa velocidade Possui Um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta temperatura na ponta do isolador.
Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
Nota: O grau térmico da vela de ignição NGK é indicada pelo número central do código.
Número maior: tipo frio
Número menor: tipo quente
A vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou GLP, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º C a 850º C nas condições normais de uso. Portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º C (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º C em velocidade máxima.
Aperte a vela de ignição com a mão até que a gaxeta encoste no cabeçote. Em seguida, aperte com a chave de vela adequada aplicando o torque especificado na tabela. A falta de aperto pode causar a pré-ignição, porque não há dissipação de calor. Por outro lado, o aperto excessivo pode danificar a rosca do cabeçote e da vela de ignição.
Fonte (http://www.renaultclube.com/tudo-sobre-velas-de-ignicao/)
DICAS:
*Troque as velas de seu carro de 15 a 20 mil Km ou uma vez por ano
*Velas em bom estado ajudam num melhor consumo de combustível
*Troque filtro de combustível, filtro de ar, pois os mesmos estão diretamente ligados ao consumo de combustível também
*Abasteça seu carro com gasolina aditivada e em postos de confiança, fazendo isso tanto o motor quanto às velas terão uma maior vida útil
*Verifique a condição dos cabos de vela de seu carro, e sempre use peças originais, seu carro agradece.
MARCAS DE CONFIANÇA:
BOSCH
NGK
MARCAS DE ORIGEM DUVIDOSA:
GAMMA
MARFLEX
MAXICABO
O que muda do Classe A em relação aos outros carros é o posicionamento do motor, em carros como GOL, CORSA, UNO, CLIO, o motor é em linha também porém eles são inclinados o que facilita a sua troca, porém alguns modelos mesmo sendo com motor mais inclinados possuem vários componentes atrapalhando sua retirada como caixa de filtro de ar, mangueiras. Mas o recomendado é sempre fazer o serviço com calma e com eficiência, pois um serviço mal feito ou as pressas podem acarretar graves problemas como citei acima.
Espero que tenha gostado da tutorial. Abraço para todos os leitores.
DICAS:
*Troque as velas de seu carro de 15 a 20 mil Km ou uma vez por ano
*Velas em bom estado ajudam num melhor consumo de combustível
*Troque filtro de combustível, filtro de ar, pois os mesmos estão diretamente ligados ao consumo de combustível também
*Abasteça seu carro com gasolina aditivada e em postos de confiança, fazendo isso tanto o motor quanto às velas terão uma maior vida útil
*Verifique a condição dos cabos de vela de seu carro, e sempre use peças originais, seu carro agradece.
MARCAS DE CONFIANÇA:
BOSCH
NGK
MARCAS DE ORIGEM DUVIDOSA:
GAMMA
MARFLEX
MAXICABO
O que muda do Classe A em relação aos outros carros é o posicionamento do motor, em carros como GOL, CORSA, UNO, CLIO, o motor é em linha também porém eles são inclinados o que facilita a sua troca, porém alguns modelos mesmo sendo com motor mais inclinados possuem vários componentes atrapalhando sua retirada como caixa de filtro de ar, mangueiras. Mas o recomendado é sempre fazer o serviço com calma e com eficiência, pois um serviço mal feito ou as pressas podem acarretar graves problemas como citei acima.
Espero que tenha gostado da tutorial. Abraço para todos os leitores.
Valeu a dica, menos dinheiro meu na mão do mecânico, que por sinal sangue-suga da minha paciência e do meu dinheiro, espero mais dicas ai não para não, um abraço
ResponderExcluirRodrigo, é por vocês leitores que eu continuo fazendo postagens, acredito que existe muita coisa pode ser feita em casa em momentos de folga, e já economiza aquela grana para fazer outra coisa, uma janta com a patroa, uma viagem. um custo a menos no fim do mês, Obrigado pela visita
ExcluirParabéns pela materia bem resumida.,uma pergunta,a troca da sonda lambda e facil na classe a?
ExcluirValeu as dicas,vocês estão de parabéns.Agora tenho um site para tirar minhas duvidas.Um grande abraço e mais uma vez,parabéns...........
ResponderExcluirRoberto, muito obrigado pela visita, espero ter ajudado o máximo possível, acho que precisamos o máximo de tutorias na internet para desvendar alguns mitos que rolam por ae, e ajudar-nos a consertar e resolver problemas em casa mesmo.
ExcluirMuito obrigado
Parabéns amigos,este site é demais,fico grato pela dica e mais uma vez parabéns..............
ResponderExcluircomo testar a centelha da mercedes?
ResponderExcluirBoa noite Adriano, a centelha que você quis se referir foi da bobina de ignição correto.
ExcluirComo a bobina de ignição do classe a se diferencia dos outros carros eu peço que você vá em alguma mecânica onde possua equipamentos modernos para fazer esse teste, pois manualmente fica quase impossível lhe dar uma precisão, ao contrario dos carros populares que é apenas retirar o cabo de vela da vela e ver como está a faísca.
Desculpa por não ter mais meios para resolver esse teu problema.
Mas me diga qual o sintoma que tem seu carro?
Obrigado amigo, não estava conseguindo encontrar as velas, com o seu tutorial foi muito fácil, muito obrigado mesmo.
ResponderExcluirQuando precisar sinta-se a vontade para perguntar. obrigado pela visita
ExcluirExcelente trabalho Felipe. Graças a iniciativas como a sua não gastamos dinheiro com mecânicos pilantras e exploradores. Basta um pouco de paciência e as ferramentas adequadas que nos livramos deles. Continue a postar matérias assim. Muito grato pelo tutorial. grande abraço. Davidson - Santo André
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita.
ExcluirMuito bom, vale lembrar que a vela da Classe A-190 é de denominação Bosch FR8KTC+, diferente da A-160, mas a operação para troca é a mesma. Newton-SBC
ResponderExcluirFelipe.
ResponderExcluirExcelente. Parabéns e obrigado pelo tutorial.
Assim evito curiosos, os mecânicos "sabe tudo"
K. Oshiro - Piracicaba SP
Com certeza, vale a pena meter a mão na passa por nossas coisas.
ExcluirObrigado pela visita
Parabéns pelo tutorial. Antes de ir ao mecânico, procuro estudar na internet o assunto.
ResponderExcluirDevido ao Classe A ser cheio de particularidades e a manutenção mais cara, precisamos demonstrar que temos conhecimento da matéria. Obrigada, Jocimara
Jocimara,
Excluirmuito obrigado por demonstrar tua satisfação com o blog.
tenho uma classe A160, ela tava rodando beleza fiz uma viagem de 10 dias e deixei ela em casa, guando cheguei de viagem fui dar a partida nela e nada dela pegar, o motor de partida gira nomal. e nao sei o que pode ser o poblema alguem pode mim ajudar.... fico muito grato.
ResponderExcluirTenho quase certeza que seja a bateria, pois possui o sistema de alarme do carro, e se ela não estiver em boas condições, com certeza vai te deixar na mão. A gasolina ficou parada também e acabou perdendo suas propriedades. O bom é sempre fazer pegar uma vez por semana.
ExcluirQual o nome da ferramenta para calibrar velas de 3 eletrodos amigo, não acho em lugar algum
ResponderExcluirCara, nome específico eu não sei lhe dizer, mas chamamos de Calibrador ou Calibre de Folga, nesse caso é específico outro modelo.
ExcluirCara, muito obrigado mesmo pelo Tutorial, estava com esse problema no meu carro, que passou a falhar de uma hora pra outra, agendei com o mecânico mas o cara tava me enrolando dizendo que tinha que fazer mil e uma coisas pra trocar as velas e a bobina, com o teu tutorial eu que não entendo nada de mecânica comprei as peças e pude trocar tudo em uns 45 minutos. Continue com o bom trabalho!
ResponderExcluirEsta de parabéns pela dica, gostei.
ResponderExcluirmuito bom mesmo....parabens
ResponderExcluirAmigo, a classe a 190 tambem utiliza um 1/4 de volta da vela, igual a A160?
ResponderExcluirGrato..
Parabens pela aula, nao encontrei nada meLhor que sua explicacao...
Vou ficar te devendo essa, nunca ví o bloco de motor do A190
ResponderExcluirQual o tipo de vela da classe A 160?
ResponderExcluirBosch Super 4
ExcluirQual a melhor vela para o Classe A 00/01, NGK ou BOSCH? Com um (01) ou tres (03) eletrodos?
ResponderExcluirBosch Super 4
ExcluirColoca de iridium não da problema fácil não
ResponderExcluirOlá Felipe, Vc sabe a medida e tamanho dos parafusos que prende a bobina no motor?
ResponderExcluirExatamente o que eu procurava sobre catraca. Obrigada!
ResponderExcluirCarro mercedes classe a muito bom
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