Filtro de Ar
Sua principal função é filtrar impurezas presentes na atmosfera como pólen, fuligem e partículas de sujeiras, que poderiam eventualmente ou a longo prazo causar danos ao motor, além de proporcionar explosões menos consistentes.
Sua aplicação se dá em qualquer tipo de motor a explosão ou aparelhos de admissão de ar, aplicando-se por tanto também em equipamentos como compressores, condicionadores de ar, geradores e sendo por isso utilizado em aeronáutica, embarcações e trens.
O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor bem como sua durabilidade, pois é ele responsável pela aquisição de uma das misturas para o motor (ar), se o filtro tiver dificuldade para proporcionar uma quantidade necessária devido ao acúmulo de impurezas após longo período de uso, o motor trabalhará com menor desempenho e consumirá mais, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura.Um filtro de ar de qualidade é capaz de reter partículas extremamente pequenas, de até diâmetro de vinte mícrons ou menos.
Deve ser efetuar a troca do elemento regularmente, em automóveis a frequência varia de acordo com o motor e a recomendação do fabricante, normalmente de 8 a 15 mil quilômetros em atividade normal, podendo esse número cair em condições de uso, como trilhas, ambiente muito empoeirados ou arenosos. O elemento do filtro de ar é um componente relativamente barato, mas pode ser o responsável por danos de alto custo ao motor pela negligência de sua substituição dentro das especificações indicadas pelo fabricante.
Suas funções principais estão: aquisição de ar limpo, controle e economia de combustível, auxilio na vida útil do motor e redução da emissão de poluentes.
Filtro de Ar Limpo |
Filtro de Ar Sujo |
Filtro de Óleo
O óleo é normalmente referido como sendo a corrente sanguínea do motor.
A fina camada de moléculas que circula por entre os componentes do
motor é na verdade o factor que previne a fricção entre os mesmos,
evitando que o sobreaquecimento transforme o motor do seu carro num
monte de peças soltas e inúteis. O filtro de óleo retém as
partículas indesejadas do seu óleo, e remove o crude. O crude, elemento
nocivo no motor, permanece no reservatório do filtro, passando o óleo
já limpo, de novo para o motor. Este ciclo é importante, pois o óleo,
para além de fornecer a lubrificação essencial ao motor, serve também
para limpar todo o trajeto deste. Mudar o óleo e o filtro do motor
regularmente traduz-se numa transfusão saudável, prolongando a vida do
seu carro.
Escolher um óleo de qualidade e um bom filtro é tão importante como a
mudança dos mesmos. Os filtros de óleo não são todos iguais. Um filtro
de óleo de fraca qualidade pode fazê-lo poupar dinheiro, mas
pode depressa fazê-lo gastar centenas ou milhares com um problema
mecânico. No coração do sistema de lubrificação do motor está a bomba
de óleo. Esta bomba faz circular o óleo através do motor a uma pressão
definida. Os materiais e a construção de um filtro de óleo têm de
suportar essa mesma pressão sob condições extremas de frio e calor. Se o
filtro falhar e existir uma perda de pressão, ou mesmo fuga de óleo,
poderá resultar na avaria de todo o motor, sendo necessária a sua
substituição.
Pior do que falhas óbvias, temos os filtros que falham sem darmos por
nada. Uma válvula de filtro interna mal concebida pode abrir
desnecessariamente, deixando passar o óleo simplesmente á volta do
filtro, sem filtração significativa. O fato do filtro de óleo parecer
bom, e poder ser instalado correctamente no motor, não significa que é o
indicado. Os filtros de óleo são fabricados para ir de encontro aos
requerimentos do motor, de forma a manter a pressão de óleo correcta, o
volume, a válvula de alívio de pressão, e claro, a filtração.
Seleccione sempre um filtro de óleo especialmente concebido para
funcionar em conformidade com o motor e sistema de lubrificação
específico do seu carro. Poupar dinheiro em componentes tão importantes
como o filtro de óleo pode nem sempre ser um bom negócio.
Filtro de óleo REFIL |
Filtro de Óleo Blindado |
Filtro de Óleo Sujo |
Filtro de Combustível
O filtro do combustível fica instalado junto ao depósito de gasolina/gasóleo ou próximo da entrada do motor (principalmente nos carros que têm injeção eletrônica) e deve ser revisto consoante a data indicada pelo fabricante ou em média aos 10 mil Km.
Para não ter prejuízos avultados, deve estar atento aos sinais que o seu carro apresenta e que indiciam que o filtro do combustível deve ser substituído. Existem vários fatores que influenciam a mudança do filtro do combustível de um carro, tais como:
*Dificuldades no arranque do carro: Quando ao ligar o carro denota dificuldades ao arrancar, sentindo falhas no motor, isso quer dizer que a gasolina/gasóleo não está a passar corretamente. É necessário verificar se o filtro do combustível está sujo e entupido, em caso afirmativo é necessário trocá-lo;
*Marcha lenta ou irregular: Quando o veículo circula em marcha lenta ou com falhas na aceleração, isso indica que o combustível não está a alimentar corretamente o motor. Nestes casos é obrigatório ver em que estado se encontra o filtro do combustível para que mais tarde ou mais cedo não saia uma nuvem de fumo preto do escape do seu carro;
A ferrugem: Quando no depósito de um carro é detectada ferrugem, isso não indica nada de bom, na medida em que a ferrugem pode causar danos irreparáveis ao nível do sistema de injeção do carro, nomeadamente no carburador e nos bicos injetores. Antes que isso suceda, é necessário substituir o filtro do combustível.
É aconselhável encher sempre o tanque do seu carro. Quando opta por encher as vezes, parte do depósito não chega a ser utilizado e, como tal, é suscetível de enferrujar mais facilmente;
O combustível: Nunca misture gasóleo com gasolina ou utilize gasolina suja, isso causará estragos gigantescos no sistema de injeção e no motor do seu carro. Se o seu carro se movimentar a gasolina, utilize gasolina de preferência sem chumbo ou com um índice de octanas baixo para minimizar as incrustações na câmara de combustão. Não se esqueça que a qualidade do combustível deixa muito a desejar e, como tal, deve antecipar a substituição do filtro da gasolina;
Filtro de combustível |
Filtro de Ar Condicionado (Cabine)
Os fabricantes de filtro e as montadoras recomendam a substituição no
período de 1 ano, no máximo. Se o motorista prolongar demais essa
troca, ele e os passageiros vão sofrer não somente com o mal cheiro, mas
também com problemas de saúde, causados por fungos e bactérias
presentes no sistema. Mas não é só isso. Se o motorista demorar demais a
trocar o filtro de cabine, pode acabar prejudicando o rotor do sistema
de ventilação, pois as impurezas podem afetar seu funcionamento.
Filtro de ar condicionado |
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