domingo, 17 de março de 2013

Importância dos Filtros em seus Automóveis

Boa noite pessoal, hoje vou postar mais um artigo que acho muito importante, para uma vida útil cada vez maior de seus veículos (moto, veiculos leves, pesados), que é a utilidade e importância da troca correta e preventiva dos filtros de ar, de combustível, cabine e de óleo, todos com a mesma importância.


Filtro de Ar

Sua principal função é filtrar impurezas presentes na atmosfera como pólen, fuligem e partículas de sujeiras, que poderiam eventualmente ou a longo prazo causar danos ao motor, além de proporcionar explosões menos consistentes.
Sua aplicação se dá em qualquer tipo de motor a explosão ou aparelhos de admissão de ar, aplicando-se por tanto também em equipamentos como compressores, condicionadores de ar, geradores e sendo por isso utilizado em aeronáutica, embarcações e trens.
O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor bem como sua durabilidade, pois é ele responsável pela aquisição de uma das misturas para o motor (ar), se o filtro tiver dificuldade para proporcionar uma quantidade necessária devido ao acúmulo de impurezas após longo período de uso, o motor trabalhará com menor desempenho e consumirá mais, porém se o filtro liberar demasiadamente a quantidade de ar, o motor trabalhará com explosões fracas de mistura.Um filtro de ar de qualidade é capaz de reter partículas extremamente pequenas, de até diâmetro de vinte mícrons ou menos.
Deve ser efetuar a troca do elemento regularmente, em automóveis a frequência varia de acordo com o motor e a recomendação do fabricante, normalmente de 8 a 15 mil quilômetros em atividade normal, podendo esse número cair em condições de uso, como trilhas, ambiente muito empoeirados ou arenosos. O elemento do filtro de ar é um componente relativamente barato, mas pode ser o responsável por danos de alto custo ao motor pela negligência de sua substituição dentro das especificações indicadas pelo fabricante.

Suas funções principais estão: aquisição de ar limpo, controle e economia de combustível, auxilio na vida útil do motor e redução da emissão de poluentes.

Filtro de Ar Limpo

Filtro de Ar Sujo




























 



Filtro de Óleo

O óleo é normalmente referido como sendo a corrente sanguínea do motor. A fina camada de moléculas que circula por entre os componentes do motor é na verdade o factor que previne a fricção entre os mesmos, evitando que o sobreaquecimento transforme o motor do seu carro num monte de peças soltas e inúteis. O filtro de óleo retém as partículas indesejadas do seu óleo, e remove o crude. O crude, elemento nocivo no motor, permanece no reservatório do filtro, passando o óleo já limpo, de novo para o motor. Este ciclo é importante, pois o óleo, para além de fornecer a lubrificação essencial ao motor, serve também para limpar todo o trajeto deste. Mudar o óleo e o filtro do motor regularmente traduz-se numa transfusão saudável, prolongando a vida do seu carro.
Escolher um óleo de qualidade e um bom filtro é tão importante como a mudança dos mesmos. Os filtros de óleo não são todos iguais. Um filtro de óleo de fraca qualidade pode fazê-lo poupar dinheiro, mas pode depressa fazê-lo gastar centenas ou milhares com um problema mecânico. No coração do sistema de lubrificação do motor está a bomba de óleo. Esta bomba faz circular o óleo através do motor a uma pressão definida. Os materiais e a construção de um filtro de óleo têm de suportar essa mesma pressão sob condições extremas de frio e calor. Se o filtro falhar e existir uma perda de pressão, ou mesmo fuga de óleo, poderá resultar na avaria de todo o motor, sendo necessária a sua substituição.
Pior do que falhas óbvias, temos os filtros que falham sem darmos por nada. Uma válvula de filtro interna mal concebida pode abrir desnecessariamente, deixando passar o óleo simplesmente á volta do filtro, sem filtração significativa. O fato do filtro de óleo parecer bom, e poder ser instalado correctamente no motor, não significa que é o indicado. Os filtros de óleo são fabricados para ir de encontro aos requerimentos do motor, de forma a manter a pressão de óleo correcta, o volume, a válvula de alívio de pressão, e claro, a filtração. Seleccione sempre um filtro de óleo especialmente concebido para funcionar em conformidade com o motor e sistema de lubrificação específico do seu carro. Poupar dinheiro em componentes tão importantes como o filtro de óleo pode nem sempre ser um bom negócio.

Filtro de óleo REFIL

Filtro de Óleo Blindado

Filtro de Óleo Sujo


                                   




Filtro de Combustível

O filtro do combustível é uma das peças indispensáveis para o bom funcionamento de um carro e para a longevidade do motor. Tem como função principal filtrar o combustível, eliminando o maior número de resíduos sólidos, excluindo também toda a água que neles possa estar contida. Estas partículas ou impurezas podem estar presentes no depósito de combustível, ou até no próprio combustível e a sua passagem provoca danos elevados na bomba de injecção de um automóvel. A malha do filtro da gasolina ou do gasóleo vai-se estreitando à medida que as impurezas se acumulam e isso conduz à diminuição da passagem do combustível e ao aumento da emissão do dióxido de carbono para a atmosfera. É imperial que o filtro do combustível esteja em boas condições para que o seu automóvel seja amigo do ambiente.
O filtro do combustível fica instalado junto ao depósito de gasolina/gasóleo ou próximo da entrada do motor (principalmente nos carros que têm injeção eletrônica) e deve ser revisto consoante a data indicada pelo fabricante ou em média aos 10 mil Km.
Para não ter prejuízos avultados, deve estar atento aos sinais que o seu carro apresenta e que indiciam que o filtro do combustível deve ser substituído. Existem vários fatores que influenciam a mudança do filtro do combustível de um carro, tais como:
 *Dificuldades no arranque do carro: Quando ao ligar o carro denota dificuldades ao arrancar, sentindo falhas no motor, isso quer dizer que a gasolina/gasóleo não está a passar corretamente. É necessário verificar se o filtro do combustível está sujo e entupido, em caso afirmativo é necessário trocá-lo;
*Marcha lenta ou irregular: Quando o veículo circula em marcha lenta ou com falhas na aceleração, isso indica que o combustível não está a alimentar corretamente o motor. Nestes casos é obrigatório ver em que estado se encontra o filtro do combustível para que mais tarde ou mais cedo não saia uma nuvem de fumo preto do escape do seu carro;
A ferrugem: Quando no depósito de um carro é detectada ferrugem, isso não indica nada de bom, na medida em que a ferrugem pode causar danos irreparáveis ao nível do sistema de injeção do carro, nomeadamente no carburador e nos bicos injetores. Antes que isso suceda, é necessário substituir o filtro do combustível.
É aconselhável encher sempre o tanque do seu carro. Quando opta por encher as vezes, parte do depósito não chega a ser utilizado e, como tal, é suscetível de enferrujar mais facilmente;
O combustível: Nunca misture gasóleo com gasolina ou utilize gasolina suja, isso causará estragos gigantescos no sistema de injeção e no motor do seu carro. Se o seu carro se movimentar a gasolina, utilize gasolina de preferência sem chumbo ou com um índice de octanas baixo para minimizar as incrustações na câmara de combustão. Não se esqueça que a qualidade do combustível deixa muito a desejar e, como tal, deve antecipar a substituição do filtro da gasolina;

 
Filtro de combustível























Filtro de Ar Condicionado (Cabine)

 Os fabricantes de filtro e as montadoras recomendam a substituição no período de 1 ano, no máximo. Se o motorista prolongar demais essa troca, ele e os passageiros vão sofrer não somente com o mal cheiro, mas também com problemas de saúde, causados por fungos e bactérias presentes no sistema. Mas não é só isso. Se o motorista demorar demais a trocar o filtro de cabine, pode acabar prejudicando o rotor do sistema de ventilação, pois as impurezas podem afetar seu funcionamento.

Filtro de ar condicionado


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário