Porque trocar o óleo da direção hidráulica?
O sistema de direção hidráulica funciona da seguinte maneira: existe uma bomba que é gerida pela força do motor ligada normalmente com correias POLY V.
Existem mangueiras que vão dá bomba hidráulica até o setor de direção transportantando o óleo com pressão originado da bomba, ao comando do motorista quando o volante fizer a rotação para ambos os lados um pistão irá se mover com a pressão do óleo assim o motorista tendo um maior conforto em suas manobras.
Como esse óleo trabalha sempre sob pressão ele vai perdendo suas propriedades e uma hora tem que se efetuar a troca. O recomendando é até dois anos de uso normal ou 20 mil km.
Defeitos ocasionados sem manuntenção:
* Direção mais pesada
* Falta de lubrificação
* Desgaste excessivo das peças internas do setor
Direção Hidráulica foi um engenho muito perfeito para os nossos automóveis, porém temos que fazer a manutenção preventiva, pois para efetuar um reparo ou mesmo troca do setor de direção você terá que desembolsar um valor considerável.
Vamos ao tutorial!!! Em primeiro lugar vou mostrar as ferramentas necessárias:
Óleo ATF LUBRAX |
Chave Sextavada 10mm ou Chave L 10mm
Balde
Óleo ATF TIPO A LUBRAX Certificado para MB R$ 17,00
Funil
01º Passo: Retire a tampa do reservatório da direção hidráulica que fica atrás do ventilador do radiador, em seguida pegue a Chave Sextavada ou L e desaperte a abraçadeira da mangueira que fica na parte inferior no reservatório e remova a mangueira, prepare um balde já para por embaixo do carro pois irá sair todo óleo sujo do reservatório.
02° Passo: na primeira etapa você retirou todo óleo sujo que estava no reservatório, porém agora teremos que retirar todo o óleo sujo do sistema de direção. Nessa etapa você vai precisar que alguém lhe ajude. Tampe com o dedo ou com algum tipo de tampa para vedação, a saída onde você retirou a mangueira e segure a mangueira que você retirou apontada para o balde para cair todo óleo sujo lá dentro. Coloque o óleo novo que será de coloração vermelha no reservatório, com ajuda de um funíl, pois o reservatório fica bem embaixo. Ligue o carro e faça movimentos com o volante para a esquerda e direita, sempre completando com óleo novo no reservatório até que você veja que todo óleo sujo já saiu e o novo começou a escoar também. NESSE MOMENTO DESLIGUE O CARRO.
Reservatório Óleo Direção Hidráulica Classe A |
03 Passo: reconecte a mangueira inferior do reservatório, ligue o carro e faça movimentos novamente com o voltante para ambos os lados e verifique o nível de óleo no reservatório, se estiver tudo certinho é apenas limpar a lambuseira e verificar se não existe nenhum vazamento.
Pessoal, esse procedimento parece que é complicado ao se ouvir falar, mas nada mais é do que retirar uma mangueira no reservatório do óleo e drenar todo óleo para fora do sistema. Eu não consegui postar hoje fotos do reservatório, mas logo estarão por aqui. Espero que vocês tenham entendido e que postei de um jeito com fácil compressão. Obrigado por visitarem o meu blog.
o óleo homologado pela Mercedes é o Pentosin Chf 11s
ResponderExcluirIsso mesmo Marcos, mas caso você não tenha grana para investir naquele óleo ou não tem uma agência perto de sua casa. Pode utilizar esse óleo, recomendo e uso sem problemas algum. Ele também é homologado para utilizar em Mercedes Benz.
ExcluirObrigado pela visita
Ou então use semi sintético aut atf muito bom
ExcluirObrigado, foi de grande serventia, ft abraço Cambuhy Brasil.
ExcluirMuito útil , segui passo a passo e deu certo.Meu carro é um gol g5. Obrigado.
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita.
ExcluirO óleo ATF que se usa em cambio automático não é o mesmo da direção?
ResponderExcluirIsso, é o mesmo óleo, porém depende das especificações de cada óleo para cada montadora.
ExcluirOla amigo, Parabéns pela iniciativa. Estou com uma duvida... Esse óleo que vc recomenda e utiliza é mineral, certo? Mas o oleo que a MB recomenda para a Classe A é o Pentosin CHF 11S que é sintetico, ne? Sera que nao teria problemas com esse diferença? Obgada abs
ResponderExcluirBoa noite,
Excluiresse óleo é mineral sim, porém se tu olhar no verso onde fala das especificações ele é utilizado nos carros MB.
Não tem problema algum, porém tens que drenar todo o óleo antigo e colocar o novo. Nâo terá problemas.
Uso a mais de 2 anos e está tudo OK.
Fiz o procedimento mas na hora de escoar o oleo velho de dentro do sistema, ao girar o volante o óleo parecia que estava sendo cuspido. O escoamento nessa etapa deveria ser igual ao escoamento do reservatório, fluindo como uma sangria?
ResponderExcluirEle é cuspido como você disse pois você girou o volante e houve pressão da bomba.
ExcluirEle é cuspido como você disse pois você girou o volante e houve pressão da bomba.
Excluirobrigado pelo tutorial, desculpem, mas pessoal do forum MB do classe a, (nao tdos) ficam muito de frescura com especificações e tem que ser isso e aquilo , e falam ah levei minha baby, seja homem porra.mesma coisa voce comprar um carr importado tipo um fusion que vem do mexico e usar diferente, nada a ver.
ResponderExcluirOBS, tem que ligar o carro correto
quero fazer a troca , pois meu oleo ta de cor escura e feia, mas tenho receio que ao drenar entre ar no sistema, drenarei o velho do reservatorio e encherei com o novo, daia duvida: ao ligar o carro, o sistema vai puxar o oleo do reservatorio automaticamente, ou só se mexer a direção ? quando puxar, será rapido ou devagar dando tempo de colocar mais oleo no reservatorio. Espero ajuda de todos. valeu
ResponderExcluirBoa tarde Cleber,
ExcluirSerá mais eficiente se tu movimentar a direção, seria bom ter duas pessoas para fazer esse processo. A velocidade será de média pressão, dando tempo suficiente para colocar o novo óleo.
Boa tarde prezado!!
ResponderExcluirMUito útil o compartilhar de sua experiencia e conhecimento!!
Tenho um citroen Xsara Picasso 2.0 16V ano 2004.
O reservatório do óleo da direção hidráulica fica sobre a bomba, e há um vazamento entre ambos. Penso em retirar o óleo conforme sua orientação e retirar o reservatório para encontrar o ponto de vazamento...algo bem difícl não acha??
Mas seu tutorial me encorajou.
Meu sincero agradecimento por compartilhar!!!
Ola ,meu nome é fernando ,meu classe A está com o zumbido característico de tela do recipiente de óleo da DH ,entupida ,como faço para retirar o recipiente para lavar e desentupir ,minha bomba da DH,está zumbindo por estar passando pouco oleo ,até agora a direção não endureceu ,mas se eu não fizer nada uma hora a bomba vai queimar ,preciso urgente saber como retirar o reservatório para uma lavagem,
ResponderExcluirObrigado
Aguardo respostas com uma certa urgência ,
FERNANDO VALLE
Boa tarde Fernando, o processo é bem simples, tu tem que drenar todo o óleo hidráulico e em seguida tu retira os cabos que estão fixados no chassi do carro, em seguida retira os parafusos do reservatório que fixa na carcaça do motor hidráulico.
ExcluirTENHO UM CLASSE A 2002 A160 A DIREÇÃO ESTA COM ESTE ZUMBIDO FIZ A TROCA DE OLEO E NÃO PAROU PODE SER ESTA PENEIRA QUE ESTA OBISTRUIDA O PROCEDIMENTO É FACIL
ResponderExcluirBoa noite, normalmente o zumbido fica pois é característico do motor, se não tem a proteção plástica que fica ao redor ele fará mais barulho ainda, mas pra limpar a peneira é simples, mas ao retirar o copo do óleo cuidado para não danificar pois o mesmo é preso sob pressão do classe a 160, ao contrário do classe a 190 que o copo é fixado por parafusos, sendo muito mais fácil a instalação.
ExcluirOlá Felipe, muito bom o Tutorial, Parabéns.
ResponderExcluirSó faltou dizer quantos Litros usa para trocar todo o oleo. Cada garrafa de oleo vem com 500ml.
Obrigado
Bom dia Rafael, vai mais o menos 900ml.
ExcluirSe tu comprar por exemplo um fluído original na CC da Mercedes com apenas 1 L tu consegue fazer a troca.
bom dia companheiros ! tenho uma classe A190 quero trocar oleo de motor e filtro quais são os procedimentos e Chaves que vou utilizar ela está usando óleo 5w30 posso colocar de qualquer marca sendo 5w30 ?? por favor .....
ResponderExcluirBom dia Adriano, a princípio não seria recomendado utilizar este óleo 5w30, a não ser que esteja usando desde o momento que saiu da fábrica, normalmente no Brasil se usa 10w40 ou 15w40, verificar a quanto tempo está sendo utilizado este óleo. Qual a KM do teu carro?
ExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirPoderia me passar qual o nivel de Oleo de Freio pois na vareta aparece duas marcas uma de 60º e outra de 20º, são estas as marcas de nivel ?
Aguardo resposta...
Grato
Boa tarde André, segue o mesmo processo de como se fosse medir o nível de óleo do motor, tem que ficar entre os dois valores.
ExcluirMuito obrigado pela visita.
Parabéns pelo blog! Aguardando as fotos! Abraço!
ResponderExcluiresse procedimento da troca hidraulico pode ser usado pra DOBLO
ResponderExcluirOutro detalhe, antes de por oleo novo, seria mais prudente lavar todo o sistema com um pouco do mesmo fluido antes de por uma quantidade definitiva
Se for o mesmo fluido não há necessidade.
ExcluirSegundo varios relatos usar um óleo que não seja o especificado Pentosin, tem ocasionado queima da bomba eletrica!! O meu queimou exatamente por isso!! O proprietário anterior colocou um que não era sintético!!
ResponderExcluirTenho uma m classe Á e ela começou a emitir um sinal sonoro no painel e aparece as letras HI e o desenho do óleo, será que quer dizer óleo hidráulico? Se puderem me responder eu agradeço.
ResponderExcluirIsso é nível de óleo do motor, ou nível muito alto ou muito baixo. Verificar nível.
Excluirqueria saber como retiro o copo da bomba para fazer a troca por outro
ResponderExcluirTem que drenar todo o óleo, retirar todas as mangueiras e retirar a bomba. Se for parafusado e só trocar, caso seja o de encaixado, vai ter que ser na força mesmo.
Excluirme ensine onde fica esse reservatório de fluido de direção do classe A 2001 pois não achei
ResponderExcluirFica na frente do ventilador do carro, canto inferior direito.
ExcluirChefe, realmente não compreendi o processo para limpar essa tela do recipiente. Uso água? Deixo secar? Levo antes ou depois de trocar o óleo?
ResponderExcluirSó passar um pano bem de leve para não estragar a tela, a mesma é bem frágil.
Excluirboa noite,
ResponderExcluirAlguem sabe informar qual o tempo ou kilometragem para troca do oleo homologado pela MB?
Normalmente trocar nas revisões gerais do carro com 80 mil KM
Excluirboa noite,
ResponderExcluirPode ser feito uma limpeza com flush antes de colocar o oleo ou corre o risco de ficar resido do produto:
Pode colocar o óleo novo e deixar escoar o antigo, em seguida complete.
ExcluirOlá pessoal sou novo aqui...queria tirar uma dúvida.. vendi meu classe a 160 2002 e o novo dono colocou o óleo avermelhado na bomba hidráulica da direção e derrepente a direção ficou dura e estorou o fusível...e cada vez que ele adiciona o fusível e liga o carro estoura novamente e a direção fica dura...sera que estragou o sistema elétrico ou e só ele retirar todo o óleo errado e volta a botar o pentosin que eu colocava novamente??
ResponderExcluirBoa noite amigão, tenho uma classe a 190 2003 e, o antigo dono usava oleo normal de cor rosa na direção hidráulica, ai de tanto falarem no forum da mercedes sobre o pentosin e tals fui lá e comprei a tal de lata que custa mais de 160 reais o litro..o problema é, que após a troca do óleo a direção, quando esterçada no limite por mais de 3 segundos simplesmente endurece do nada, tendo eu que desligar o carro e ligar de novo para ela voltar ao normal, vc sabe o que poderia ser isso?..acho que a anta do cara que trocou o oleo não trocou corretamente pois sobrou quase meia lata...agora vou colocar de noco o rosa mesmo atf, porém gostaria de saber se é o tal do dexron 2 ou dexron 3 que tenho que comprar...abraxx e grato desde já pela atenção.
ResponderExcluirCompra o dexron III.
Excluirsim se o volante ficou duro provavelmente faltou óleo, porque isso acontece quando falta óleo para dar pressão no sistema.
o meu clase A 160 começou com um barulho e o volante ficou duro
ResponderExcluirse ficou duro quer dizer que não tem fluido suficiente. ele não pode ficar duro, ao contrário, com óleo novo ele fica mais macio.
ExcluirB noite posso usar para direção hidráulica o lubrax no lugar do pentoin não terei problema...obrigado
ResponderExcluirola pessoal, seguinte, eu ja usei o óleo mineral, funciona normal, mas preferencia use o sintético que seja homologado pela mercedes. nao precisa ser o carissimo chf 11s, tem outros óleos, mais baratos, até 30 reais litro maximo. Ah, sugiro se alguem tiver cavalete. erguer a dianteira do carro, ai voce esgota o óleo sem precisar ligar o carro. pra nao ter perigo de danificar a bomba.
ResponderExcluirBoa tarde, acabei de adquirir um classe a 160 2004 e tenho que trocar o fluido da direção, sabe qual quantos litros sao necessários?
ResponderExcluirEm relação ao fluido o recomendado é o pentosim chf 11s vi que o pentosim 202 é mais barato e pode ser misturado ao 11s, pode ser utilizado somente o pentosim 202?
deve ser utilizado um litro se não me engano.
Excluireu sei que o correto é utilizar o original por ser um mecanismo que trabalha com mínimas folgas. outros óleos podem ser colocados também, porém já não consigo te dizer a durabilidade do equipamento.
Como verifico o nivel de óleo da direção hidráulica ?
ResponderExcluirTerá duas marcas na tampa. não deve ultrapassar a segunda marca.
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