O Corpo de Borboleta do Classe A tem um sistema de abertura de borboleta controlado eletronicamente, isso é feito pela central da injeção eletrônica e um potenciômetro instalado no pedal de acelerador, funcionando assim: ACELERA=SINAL PARA CENTRAL DA INJEÇÃO=IMPULSO ELÉTRICO PARA ABERTURA E FECHAMENTO DA BORBOLETA. Claro que isso é muito mais complexo que esse esquema, pois existem vários sensores que controlam minunciosamente a abertura da borboleta para que tenha uma boa queima, rendimento e economia de combustível. Esse sistema serve para os novos modelos de carros nacionais que já estão sendo fabricados há algum tempo com esse sistema, como GOL GV, KA entre outros. O antigo sistema de aceleração era feito por cabo e quando você acelerava, logo o sistema da borboleta abria e fechava sem interferência eletrônica. Outro detalhe sobre esse sistema, é que não possui mais Atuador de marcha lenta como nos carros com acelerador por cabo. Agora o próprio sistema de injeção manda impulsos elétricos para o motor que controla a borboleta, e faça a abertura correta da borboleta para ter a lenta perfeita, nos carros com acelerador por cabo a borboleta fechava por completo e junto à TBI existia uma concavidade extra onde passava ar, e ali sim o atuador da marcha lenta atuava.
Agora chega de falar e vamos a tutorial. Segue abaixo as ferramentas necessárias para esse processo de limpeza:
Chave Torx 25 e 30
Chave Philips
Alicate
CAR 80
Limpa Contato Elétrico
Pincél
Antes de chegar ao corpo de borboleta você vai ter que retirar algumas peças. Comece retirando o mangote de filtro de ar que é apenas encaixado, em seguida retire com uma chave Philips três parafusos que encaixam a caixa do Sensor MAF à caixa de filtro de ar do carro. Em seguida retire a proteção do sensor MAF que possui três parafusos TORX 25.
Agora você vai ter que desencaixar a proteção do sensor MAF da entrada de ar do corpo de borboleta, tire com cuidado pois a borracha não é das mais fortes. Vai ficar assim.
Estamos chegando perto da retirada da "TBI". Para ter um melhor acesso ao corpo de borboleta você pode retirar o sensor MAF, mas para isso terá que tirar os contatos elétricos, e eu preferi não mexer nisso para não arriscar quebrar algum suporte. Apenas retire a mangueira do respiro do motor, para isso pegue uma alicate ou uma alicate especial para retirar abraçadeiras de pressão, pois essa é de pressão então cuide para retirar.
Nesse passo vai ser retirado a "TBI", pegue a chave TORX 30 e retire os quatro parafusos, mas antes disso retire o conector elétrico da peça, após isso é só desencaixar, vai sair fácil.
Nesse passo a TBI já foi retirada |
Esse é o CORPO DE BORBOLETA SUJO AOS 75 MIL KM
Pegue o produto CAR 80 e um pincel. Aplique o produto dentro do corpo de borboleta e vá limpando com o pincel até que não sobre nenhuma sujeira ou crosta alí formada. NÃO RETIRE A CAPA DO MOTOR ELÉTRICO DA "TBI", apenas faça isso se você possuir conhecimento para tal processo. Outro detalhe, NÃO TENTE FORÇAR A BORBOLETA PARA ABRIR MAIS, isso irá estragar o corpo da borboleta, pois a borboleta funciona apenas com comandos da injeção ou com aparelho específico. Feito isso, limpe bem com um pano e veja como ficou!!!
Corpo de borboleta extremamente limpo |
Agora chegou a hora de montar, faça o mesmo processo de desmontagem, mas agora cuidando com alguns detalhes:
* O corpo de borboleta possui dois pinos para encaixe perfeito na caixa de filtro de ar.
* Não aperte excessivamente os parafusos
* Cuidado para não danificar a mangueira de respiro do motor ao encaixar
Para finalizar a montagem, antes de encaixar o conector elétrico na corpo de borboleta passe Limpa Contato tanto no corpo quanto no chicote e em todos os conectores que você vir por alí, afinal os fios e conectores estão sempre recebendo calor, assim favorece a sua falha e ressecamento.
Conector elétrico do corpo de borboleta |
Qualquer dúvida, fico a disposição, um abraço a todos os leitores e muito obrigado pela visita, espero ter sido de grande ajuda.
obrigado cara valeu mesmo
ResponderExcluirObrigado pela visita
ExcluirPosso passar limpa contato navtbi como se fossebo car80?
ExcluirAjudou bastante.
ResponderExcluirExcelente publicação
Obrigado pela visita
Excluire em uma moto de 4 cilindros seria a mesma logica no caso uma fz6
ResponderExcluirBoa Noite Cassio,
Excluirnunca mexi em motos injetadas, mas eu acredito que seja o mesmo procedimento sim, até porque é até mais simples o Corpo de uma moto comparado com a de um carro.
e nao precisa resertar os parâmetros nao?
ResponderExcluirBom dia,
ExcluirPara fazer limpeza de corpo de borboleta não é necessário.
Bom Dia, estou com Dúvida sobre o encaixe da peça. Ele possui dois pinos com 3 cm de comprimento, gostaria de saber onde eu encaixo ele se é em um locar que passa água ou na caixa do filtro de ar ?
ResponderExcluirCara, tu conseguiria me especificar qual pino seria e a sua localização?
ExcluirOlá amigo, pode usar WD 40??
ExcluirPode utilizar sim.
ExcluirAmigo, fiz a limpeza passo a passo conforme seu texto, show de bola muito facl mesmo, resolvi fazer a limpeza uma vez que o carro estava eventualmente falhando, as vezes na hora de arrancar a aceleração dava tipo uma engasgada, a lenta tbm não esta boa, mas andava normalmente. Ocorre que apos fazer a limpeza do TBI o carro não pega, da um cheiro forte de gasolina como se tivesse afogado, tem alguma dica para isto? outro detalhe, minha bateria parace estar fraca, bateria fraca prejudica na hora de ligar? ele parece que vai pegar mas morre, abs
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirEventualmente pode ser problema em outro componente do carro, podem ser inúmeros problemas, o mais comum é problema no sensor de massa de ar que foi o que aconteceu com o meu, tive que fazer o reparo e hoje está show de bola. Mas junto com isso fiz limpeza de bicos, troca de velas, ae sim seu carro vai ficar show, como pode ser algum erro na sua central de injeção. Favor verificar em uma mecânica onde possuam escaner e possam lhe falar sobre o sensor de massa de ar.
quando arrumou seu MAF(pois limpei a borboleta fora e no lugar com uma pessoa acelerando, o meu ficou da mesma forma do amigo acima) vc colocou laminas novas ou resitores de 10 ohms?
Excluirobrigado pela aula fis todo o prosseco e minha mercedes esta voado baixo deus o abencoe por ajudar dantas pessoas .
ResponderExcluirO meu classe A esta com esse problema com perda de aceleração quando reduzo a marcha ele apaga, e as vezes aparece a sigla BASS, PODE SER PROBLEMA NO CORPO da borboleta?
ResponderExcluirIsso tu teria que levar em uma autorizada ou alguém especializado em Classe A para passar um scaner, quando essa luz acende tem algum problema que interfere no rendimento do carro.
ExcluirTroquei o corpo de borboleta mais esse que coloquei o carro do mesmo geito um mecânico disse que o problema esta na unidade dd comando o outro disse que esse corpo de borboleta que eu comprei é recondicionado e pot isso nao resolvem ele ja veio com defeito de fabrica. No caso o meu carro perde forca e morro de marcha lenta. Fica oscilando, o que vc acha que pode ser?
ResponderExcluirCara, pode ser muitas coisas, pode ser problema no sensor MAF, nas velas, ou até o corpo de borboleta. Mas acho que não é o TBI, pode ser o MAF ou velas, favor verificar, como também combustível adulterado.
ExcluirParabéns pelas dicas, agora pode me diz como eu tiro o suporte da caixa do ar para poder chegar nos bicos e preferencialmente no cabeçote, obrigado!!!
ResponderExcluirBom dia, a caixa de ar é simplesmente encaixada por pinos plásticos, ele deve ser empurrada para o lado esquerdo do carro com você de frente para o motor. Cuidado para não quebrar os pinos de plástico.
ExcluirAntes de tirar também a caixa de plástico você deve retirar os parafusos do módulo MAF que fica conectado na entrada de ar do filtro.
Olá, Felipe Corso, tudo bem? Primeiramente, um feliz 2017 para você e toda sua família.
ResponderExcluirEntão, tenho uma classe a 160/2005 e eu mesmo fiz a limpeza do TBI...Gostaria de saber quando colocamos o TBI no lugar, após apertarmos o os parafusos, qual o chicote que colocamos na parte de cima, o A ou B?
Abraços e aguardo seu retorno!
Os chicotes serão direcionados para o encaixe correto, sendo que se tu querer inverter os cabos tu vai forçar os mesmos, vendo que não é correto.
ExcluirMandei limpar os bicos e ver as velas mesmo assim pisando no acelerador ele ainda falha classe a 160 2001
ResponderExcluirPode ser velas ou sensor MAF do carro.
ExcluirBom Dia Felipe minha classe a fica so falhando principalmente quando ponha em neutro ja troquei o filtro mais não resolveu nada o que será que pode ser pode me ajudar por favor
ResponderExcluirProvavelmente é Sensor MAF com defeito.
ExcluirE o resultado final? Foi visível, sensível, notável?
ResponderExcluirO carro não muda nada, apenas uma limpeza preventiva.
Excluirbom dia foi retirado o tbi do a 160 para fazer a limpeza forçaram a borboleta com o dedo agora dou partida no carro ele acelera sozinho ate esguela
ResponderExcluirque posso fazer agora
Pode ter danificado o TBI, não pode forçar, apenas usar pincel e descarbonizante.
ExcluirTem como retirar a caixa toda do filtro de ar para colocar um filtro esportivo ?
ResponderExcluirApenas adaptando, mas eu não aconselho.
ExcluirSe minha ECU queimar o carro liga? o scanner consegue ler? como saber? e no caso posso colocar outra ECU para teste?
ResponderExcluirBom dia! mandei limpar a TBI, e fui fazer uma viagem, o carro está gastando muito, está fazendo menos de 10 na estrada, o marcador de gasolina vai baixando rápido... pode ser alguma coisa que o mecânico fez errado?.. era muito econômico antes da limpeza. no mais o funcionamento está perfeito.. só quando ligo o ar condicionado ele fica pesado sem força na hora de sair.. depois fica normal..Obrigado e aguardo.
ResponderExcluirA limpeza de TBI serve apenas para caso tenha algum problema na lenta do carro, não interfere em consumo. Pode ter sido instalado alguma coisa errada.
ExcluirSensacional a matéria. Ajudou legal. Obrigado.
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